Qual a base de um relacionamento sério?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Respeito
Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades.

Dicas para ter um relacionamento duradouro

  1. Priorize o diálogo. O diálogo é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um relacionamento e, ainda, para outras áreas da vida. ...
  2. Faça acordos. ...
  3. Não durma com raiva. ...
  4. Demonstre apoio ao cônjuge. ...
  5. Tenha confiança no outro. ...
  6. Respeite as diferenças. ...
  7. Passe tempo de qualidade juntos.

Este tipo de relação envolve, em sua maioria, exclusividade e profundidade entre os parceiros. É um nível mais elevado e que gera expectativas para próximos passos importantes na vida.

Separamos cinco dicas de relacionamento para os casais que querem manter uma boa relação:

  1. 1 – Busque autoconhecimento. ...
  2. 2 – Saiba controlar o ciúme. ...
  3. 3 – Aprenda que nem tudo tem que ser do seu jeito. ...
  4. 4 – Entenda o quanto a rotina influencia o seu relacionamento. ...
  5. 5 – Respeite a individualidade de cada um.

A confiança, ainda que leve tempo para ser construída, é a base de um relacionamento duradouro, principalmente por ser a responsável por transmitir sensações de segurança, lealdade e parceria entre o casal.

Amor, respeito, diálogo e confiança, por exemplo, são alguns sinais de um casal feliz. Segundo o psicoterapeuta Luciano Passianotto, o ideal é conseguir enxergar o parceiro como ele realmente é, sem expectativas irreais ou fantasias românticas. “Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta.

Ao arquitetar soluções de tecnologia, se você negligenciar os seis pilares (excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de desempenho, otimização de custos e sustentabilidade), poderá ser um desafio criar um sistema que atenda às suas expectativas e exigências.

Em nosso post de hoje você vai ter algumas dicas de como fazer a felicidade durar dentro de uma relação.

  1. 1 – Pare de tentar mudar o outro. ...
  2. 2 – Dê espaço para o outro e tenha o seu. ...
  3. 3 – Não deixe o relacionamento cair na rotina. ...
  4. 4 – Trate o parceiro com respeito. ...
  5. 5 – Façam planos. ...
  6. 6 – Elogie.

Conclui-se que os relacionamentos amorosos, quando considerados uma fonte de bem-estar, são um importante fator de proteção da saúde mental, favorecendo o crescimento individual e a satisfação conjugal. Palavras-chave: Psicologia positiva, Saúde mental, Amor, Atração interpessoal.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

O que é mais importante na vida de um casal? Para um casal, é importante ter alguém com quem dividir as alegrias e os problemas. Alguém que esteja disposto a ouvir, dar conselhos e apoiar sempre que preciso. É importante também que cada um respeite o espaço do outro e que haja uma boa communication entre os dois.

Fidelidade e lealdade são necessidades absolutas para os homens. Diferentes do que as mulheres pensam, o homem não quer só sexo e procura uma mulher que não comprometa o coração dele. As moças pensam que eles não são confiáveis, fiéis e que tudo vai acabar quando a relação não está bem...

6 características de relacionamentos saudáveis

  • Intimidade e cumplicidade: ...
  • Diálogo com assertividade: ...
  • Respeito às diferenças: ...
  • Saber ceder: ...
  • Admiração mútua:

Ignorar, inventar desculpas com regularidade, dar conselhos indevidos e fazer elogios sarcásticos também são atitudes passivas-agressivas que causam estragos no relacionamento.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.