Qual a banana que não tem potássio?

Perguntado por: egois2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A banana-maçã apresenta quantidade menor de potássio do que as outras variedades da fruta.

Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo. Ela ainda oferece antioxidantes, fibras, vitaminas C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, cobre, ferro, magnésio e manganês.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Dê preferência a saladas com folhas e alimentos não integrais. Uma boa dica para quem quer se manter saudável - mas evitando o excesso de potássio -, é montar um cardápio com saladas verdes (compostas por alface, pepino, espinafre cozido e cenoura crua ralada, por exemplo), azeite de oliva e queijo cottage.

Primeiro, corte-os, coloque-os de molho em água morna pelo menos durante duas horas. Em seguida, retire a água e cozinhe os legumes, de preferência, trocando a água uma vez durante o processo de cozimento. Ao fazer isso, grandes quantidades de potássio serão removidas.

couve flor; berinjela; quiabo; abobrinha; brócolis; mandioquinha; batata; abóbora e vagem.

Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Castanhas do Pará, de caju e amêndoas (nuts), sardinha assada, romã, feijão cozido e água de coco podem substituir a fruta tão consumida pelos atletas. Nutricionista cita benefícios do mineral.

Banana-prata
Por isso, é consumida frita ou como bananada, além de ser saboreada in natura ou como vitaminas. Essa variedade de banana é rica em vitamina C e potássio (teor menor que a nanica).

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore.