Qual a atitude correta do condutor ao realizar uma curva?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Nas curvas, reduza sempre a velocidade e mantenha-se atento. Estes acidentes ocorrem nas manobras de virar à direita ou à esquerda, não observar o semáforo ou a preferência de passagem no local, assim como a travessia de pedestres. Espere com calma e só realize a manobra nos locais permitidos e com segurança.

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

  1. Vire menos o volante.
  2. Atenção na hora de segurar o volante.
  3. O jeito de virar o volante importa.
  4. Posicionamento do seu corpo.
  5. Encurte a curva.
  6. Aprenda a ouvir e sentir o kart.
  7. Pilote concentrado nos pontos-chave.

A velocidade de entrada na curva é fundamental para que ela seja feita da forma mais eficiente e segura possível. É preferível reduzir a marcha e entrar em uma velocidade mais baixa com o motor “cheio” e acelerar gradualmente a entrar numa velocidade alta e ter necessidade de reduzi-la “dentro” da curva.

Chamamos de poligonal toda curva formada por segmentos de reta. Uma poligonal pode ser dita aberta, quando tiver extremos, ou fechadas, caso contrário. Abaixo, temos uma poligonal aberta à esquerda e uma fechada, à direita.

Aperte a embreagem e puxe o freio de mão ao mesmo tempo (se o carro é manual). Tire todo o pé do acelerador na hora de acionar o freio de mão e só o ative, junto da embreagem, por um ou dois segundos durante a curva. Se o carro é automático, ignore a parte da embreagem. Gire o volante para fazer a curva.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Para fazer uma curva de nível da forma correta é preciso calcular a distância exata entre os terraços, tanto verticalmente, quanto horizontalmente. Essas medidas vão indicar quais áreas do relevo devem ser cortadas para que a curva de nível consiga realizar sua função.

Uma curva fechada simples é aquela em que todos os pontos são pontos simples, exceto as extremidades.

A maneira mais fácil de começar um drift é entrar em uma curva em alta velocidade, pisar subitamente no freio e depois, no mesmo momento, puxar o freio de mão. O carro deslizará no início, mas tente sentir a velocidade necessária ao entrar na curva e a sensação de suas rodas traseiras começando a deslizar.

Focar em um ponto no final da curva também ajuda a manter a estabilidade da moto durante a curva. Além disso, psicologicamente, olhar o ponto e se concentrar mantém a capacidade de visualizar o ato, ajudando bastante a manter a concentração e não se perder na curva.

Diante de curvas
O ato de frear também demanda tração do pneu, assim como mudar a direção da moto. Por isso, não é recomendado frear nas curvas, pois a moto pode perder o equilíbrio. Assim, se possível, endireite a motocicleta antes de frear numa curva, evitando cair da moto e também bater nos carros ao redor.

Como fazer curva de moto: confira dicas e técnicas

  1. Acelerando nas curvas. ...
  2. Curvas em baixa velocidade. ...
  3. Evite momentos de tensão. ...
  4. Olhe na direção da curva. ...
  5. Pressione o punho — para a esquerda ou para a direita. ...
  6. A importância da aceleração. ...
  7. Controle sobre as curvas. ...
  8. Tenha a melhor experiência possível.

Os pilotos são treinados a obedecer menos ao instinto e mais à inteligência dos dados, nomeadamente em curvas onde a abordagem ótima é, em vez de travar, acelerar para que a carga aerodinâmica seja tão alta que "cole" o carro ao solo e a tração seja maximizada. Mais tração para a reta seguinte.

- Curvas - são as linhas que estão sempre em mudança de direção, de forma constante e suave. As linhas complexas mudam de direção de forma mais livre e se classificam em: - Poligonal ou quebrada: é a linha composta por segmentos de retas que possuem diversas direções.