Qual a árvore que tem crescimento rápido?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Angico Branco

O desenvolvimento desta árvore no campo é bastante rápido, pode alcançar facilmente 4 a 5 metros em 2 anos.

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

Angico Branco

Angico Branco
O desenvolvimento desta árvore no campo é bastante rápido, pode alcançar facilmente 4 a 5 metros em 2 anos.

Árvores demoram até 15 anos para atingir fase adulta.

O Quercus suber, conhecido popularmente como sobreiro, é uma árvore de porte médio (pode alcançar os 25 metros de altura) que está coberta com uma casca que produz a cortiça. As suas folhas perduram durante todo o ano, dado que são perenes. Desenvolvem-se de forma alternada, são simples e coriáceas.

Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.

Para criar áreas sombreadas, as árvores são as melhores soluções, já que graças à altura podem garantir uma ampla área de sombra. Caso esteja construindo uma casa em um terreno com árvores, veja a possibilidade de manter as mesmas no jardim. Neste caso, os proprietários decidiram por preservas o pau-ferro existente.

Fazer o berço de plantio.
O berço pode ficar maior, mas nunca menor, pois, o solo compactado existente no local do plantio, pode dificultar o desenvolvimento das novas árvores. Com o solo descompactado ao redor da nova muda é facilitado o acesso das raízes aos nutrientes necessários para acelerar o crescimento.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani. A palavra tabebuia significa “pau ou madeira que flutua”, pois uma da características de sua madeira é a alta resistência à água.

Quais são as árvores que dão frutos rapidamente? Existem diversas espécies de árvores que apresentam um rápido crescimento e, consequentemente, uma produção acelerada de frutos. Entre elas, destacam-se a goiabeira, a pitangueira, a jabuticabeira e a aceroleira.

2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção.

A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro. 1984).

As espécies de eucalipto mais apropriados para essa finalidade são E. grandis e "urograndis". Entretanto, necessitam mais de 12 anos para iniciar o processo de formação de madeira adulta.

O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente. Dependendo da região onde é plantado, o flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi-decídua.

A seguir, confira sete espécies que crescem rápido.

  • Helicônia rostrata. (Foto: Getty Images/Cavan Images RF)
  • Guaimbê (Foto: Getty Images) ...
  • Liríope verde. (Foto: Getty Images) ...
  • Filodendro ondulado. (Foto: Getty Images) ...
  • Costela-de-adão. (Foto: Divulgação)
  • Alpinia vermelha. (Foto: Getty Images) ...
  • Bastão-do-imperador.

ipês

Os ipês (Tabebuia sp) são árvores de grande porte e com raízes profundas, mas que não danificam o local, por isso está entre boas opções de árvores para plantar na calçada. São muito utilizados na arborização urbana de avenidas, parques e praças. Outra vantagem é que exigem poucos cuidados e manutenção.

Uma segunda analogia muita usada no interior de alguns estados, é “enverga mas não quebra”, citando o Guatambu (Aspidosperma parvifolium), que atinge de 8 a 15m de altura, tronco fino, madeira também pesada e dura, usada em construção civil (vigas, caibros,mourões, cruzetas, assoalhos e batentes), obras externas e na ...