Qual a árvore que demora mais tempo para dar frutos?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

Pitangueira

Pitangueira. Assim como a acerola, a pitanga é azedinha e uma boa fonte de vitaminas. Os frutos da pitangueira aparecem cerca de 3 anos após o plantio, e se for bem cuidada, podem aparecer 2 vezes ao ano. Existem outras espécies de árvores frutíferas que crescem rapidamente, como ameixeira, amoreira e a caramboleira.

A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro.

O tempo de crescimento de um pé de caqui é de 3 a 5 anos. Quando a árvore tiver de 7 a 10 anos, oferecerá o seu máximo potencial para produzir frutos.

A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.

Talvez você até já tenha visto este ditado. Ele é de origem árabe e se explica da seguinte maneira: há muito tempo, as tamareiras demoravam, em média, 80 anos para dar seus primeiros frutos: as saborosas tâmaras.

Cerca de 3 anos após o plantio, o damasqueiro começa a produzir seus primeiros frutos. A poda da árvore proporciona ao produtor de damascos uma colheita mais farta e de qualidade.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

Árvore mutambo

Árvore mutambo.
O seu crescimento é rápido e pode chegar até 30 metros de altura. Seu desenvolvimento no campo pode alcançar de 4 a 5 metros em dois anos. As áreas úmidas são as preferidas desta espécie, sendo bastante usada para arborização. Habita no bioma Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Paulownia tomentosa

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

A goiabeira começa a produzir com um ano a um ano e meio de idade, dependendo dos tratos culturais. Os frutos são bagos com tamanho, forma e coloração da polpa variá- veis, dependendo da cultivar.

PRODUÇÃO - O limoeiro começa a produzir depois de três anos do início do cultivo, com floração nos meses de setembro e outubro. Em quatro meses, pode ser feita a colheita, que dura 120 dias. A cada safra é possível apanhar de 80 a 100 quilos de limão por árvore.

A acerola frutifica três a quatro vezes ao ano e há várias espécies, sendo comum encontrar no mesmo pomar plantas com hábitos de crescimento distintos, árvores que produzem frutos em cachos e isolados, com tamanhos, formatos e cores diferentes, fato este que não é interessante para a produção comercial, mas não ...

A aceroleira possui porte médio de aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano.

A pereira só começará a dar frutos com três ou quatro anos, com um tempo estimado de produção de até 30 anos. No Brasil, o florescimento da árvore acontece em agosto e setembro, durante o fim do inverno, e as frutas, normalmente no verão, de fevereiro a março.

De modo geral, uma planta adulta, em pomares bem conduzidos, produz de 100 a 150 kg de frutos por ano. A colheita dos frutos é feita quando eles perdem a coloração verde e adquirem a tonalidade amarelo-avermelhada.

O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas.