Qual a árvore mais famosa do Brasil?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.

Começamos com o grande general, talvez a mais famosa de todas. Trata-se de uma sequóia gigante e está na Califórnia. Este espécime detém o título de ser vivo com a maior quantidade de biomassa da Terra.

Jequitibá-branco

O Jequitibá-branco é uma espécie de árvore brasileira da família Lecythidaceae, originalmente encontrada na Mata Atlântica. Considera-se que esta é a maior árvore nativa do Brasil, já que pode atingir até 60 metros de altura (o que equivale a um prédio de 20 andares) e ter um tronco com diâmetro de até dois metros.

Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.

A árvore mais alta da Amazônia — um angelim-vermelho de aproximadamente 400 anos, 9,9 metros de circunferência e 88,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares — "corre perigo" por causa da ação ilegal de grileiros e garimpeiros, alertam ambientalistas.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani.

Um pinheiro bonsai centenário é uma das plantas mais caras da história. Vendido na Convenção Internacional de Bonsai em Takamatsu, Japão, seu preço de leilão chegou a US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6.820.840). A árvore foi declarada ter mais de 800 anos, o que a torna excepcional.

Uma árvore no parque nacional Alerce Costero, no sul do Chile, pode ser a mais antiga do planeta, com 5.484 anos – cerca de 600 anos a mais do que a árvore Methuselah, um pinheiro bristlecone que fica na Califórnia, reconhecida até então a mais velha do mundo.

Gigantes do Brasil – As 5 maiores árvores do Brasil

  1. Sumaúma (Ceiba pentandra) ...
  2. Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) ...
  3. Castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) ...
  4. Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) ...
  5. Gameleira ou Figueira-brava (Ficus organensis)

O pau-brasil (ou Caesalpinia echinata Lam, no seu nome científico) é uma espécie arbórea, nativa das florestas tropicais da costa brasileira. Sua maior ocorrência está na faixa da Mata Atlântica, trecho que compreende o litoral do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Karomia gigas

A Karomia gigas é uma árvore alta e reta que pode atingir 24 metros, cujos galhos só aparecem a partir de 10 a 12 metros do solo, tornando as flores difíceis de avistar. A árvore é tão rara que não tem nenhum apelido conhecido em inglês, suaíli ou nos idiomas locais em torno das reservas florestais onde é encontrada.

Sequoia no Brasil
A árvore gigante faz parte das espécies que estão em território brasileiro. Existe um parque das sequoias no Rio Grande do Sul, na mata nativa da famosa cidade de Canela. O parque tem 70 anos de existência e, dessa forma, colabora diretamente para a preservação da espécie no país.

A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo. Esta planta produz muitas inflorescências, sempre pendente seu comprimento pode variar de acordo com o número de flores no caule.

Árvore shohin, Caliandra Brevipes.