Qual a articulação do esterno?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

As articulações com o Esterno são chamadas de esternocostais, são articulações sinoviais planas, do tipo diartrose, com exceção da primeira costela que apresenta uma sincondrose.

As duas últimas costelas, chamadas de flutuantes, não se unem ao esterno.

manúbrio

O manúbrio ou pré-esterno articula-se com as clavículas, e o corpo ou mesosterno articula-se com os sete primeiros pares de cartilagens costais.

Também conhecidas como articulações esternocondrais, as articulações esternocostais são articulações formadas pelas bordas laterais do esterno e pelas cartilagens costais da 1ª à 7ª costelas, às vezes também pela 8ª costela.

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

O esterno consiste de três partes: manúbrio, corpo e processo xifóide. As costelas de forma arqueada sjo classificadas, de acordo com a sua relaçjo ao osso esterno, em verdadeiras, falsas e flutuantes.

osso hioide

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.

Articulações são as junções entre dois ou mais ossos. Algumas articulações normalmente não se movem, como as localizadas entre as placas do crânio. Outras articulações permitem uma ampla e complexa gama de movimentos.

— a glenoumeral, entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da omoplata; — a acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da omoplata; — a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno; — as ligações da omoplata com os músculos da coluna torácica e cervical.

Adotamos para o complexo articular do ombro as seguintes articulações: coracoclavicular, subdeltoidea, escapulotorácica, esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral.

O esterno é um osso plano localizado na face anterior do tórax. Encontra-se na linha média do peito e tem uma forma “T”, com sua morfologia parecida com uma “gravata”. Como parte da parede óssea torácica, o esterno ajuda a proteger as vísceras torácicas internas – como o coração, os pulmões e o esôfago.

O esterno é um osso do corpo humano que está localizado na parte da frente do peito. Por meio de uma cartilagem, é ao esterno que se ligam as costelas que compõem a caixa torácica. Quando essas cartilagens ficam inflamadas, o paciente é diagnosticado com a costocondrite.

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.

Articulações Esferóides
São multiaxiais, permitindo movimentos em vários eixos e planos como flexão e extensão, abdução e adução, rotação medial e lateral, e circundução. Nessas articulações altamente móveis, a superfície esferóidea de um osso move-se na cavidade de outro. Ex: Articulação do quadril.

Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.

Sinartroses: são as articulações fibrosas que se situam entre um osso e outro. Sua principal característica é a falta de mobilidade, pois elas são fixas. Exemplos dessa sarticulações são as presentes no crânio, dentes e maxilar. Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis.

De acordo com a Terminologia Anatômica, os tipos morfológicos de articulações sinoviais são: A) PLANA: na qual as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.