Qual a arquitetura mais antiga do Brasil?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A arquitetura brasileira não pode ser facilmente definida, isso porque ela é muito diversa em vários aspectos. A primeira arquitetura do Brasil é a dos índios, e ela já possui bastante variedade, pois cada tribo possui a sua própria técnica de construção.

Göbekli Tepe

Arquitetura mais antiga do mundo conta uma nova história do surgimento da civilização. Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Cabo frio

Cabo frio é a 7ª cidade mais antiga do Brasil e o bairro conta esse história.

Göbekli Tepe

A construção mais antiga da história que mudou ideias sobre origem das civilizações. Göbekli Tepe, na Turquia, foi construído por um povo pré-histórico há mais de 11 mil anos, bem antes do período Neolítico, quando começaram a ser construídos os primeiros templos.

Construções mais antigas do mundo

  • Göbekli Tepe (entre 8.400 a.C. a 12.000 a.C) O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia. ...
  • Torre de Jericó (entre 8.000 a.C.) ...
  • Çatalhüyük (entre 5.700 a.C a 7.500 a.C) ...
  • Khirokitia (entre 3.000 a.C. a 5.800 a.C.)

1- Mansão no Leblon
Esse imóvel ocupa o topo da lista! Quem quiser comprar terá que desembolsar cerca de R$ 220 milhões e poderá morar em uma localização extremamente privilegiada, em um condomínio nobre do Rio de Janeiro.

A Constituição de 1824, outorgada em 25 de março de 1824, foi a primeira Constituição do Brasil e foi elaborada para atender aos interesses do imperador d. Pedro I em não ter os seus poderes limitados pelo Legislativo.

Se você perguntar a qualquer pessoa qual o monumento histórico mais famoso do Brasil, é bem provável que se escute “Cristo Redentor” como resposta. De fato, o Cristo Redentor é um símbolo nacional, um grande atrativo turístico e tem uma importância inegável desde a sua inauguração, em 1931.

Petrópolis, Ouro Preto e São Francisco do Sul são cidades históricas que inspiram arquitetos a realizar projetos cheios de personalidade. Conheça mais sobre o estilo arquitetônico dessas cidades! Às vezes, só precisamos respirar ares diferentes para ter novas ideias em um projeto.

Casa de Vidro
Localizada no Morumbi, em São Paulo, essa foi a primeira obra que a arquiteta fez ao chegar no país (iniciou a construção em 1950).

A arquitetura no Brasil começou a se desenvolver no início do século XIX com o estilo barroco. Talhas douradas e esculturas talhadas, cheias de detalhes com ouro eram os principais detalhes da cultura barroca brasileira, que seguia a ideia de quebrar as linhas retas, sugerindo movimento aos objetos e construções.

As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, são consideradas o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.

São José é a terceira cidade mais rica do interior do Brasil. O ranking, com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com variação de 2002 a 2020, é liderado por Campinas (1ª) e Jundiaí (2ª). A informação foi divulgada pelo Instituto em dezembro de 2022.