Qual a amortização mais vantajosa?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 18 votos

Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Qual a diferença entre Tabela SAC e Tabela Price? A Tabela Price é um sistema de amortização de empréstimos que tem como base o juros compostos, enquanto a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) é um sistema de amortização de empréstimos que tem como base o juros simples.

Em suma, amortizar um financiamento será vantajoso em muitas situações, principalmente quando consideramos o longo tempo para o pagamento total da dívida. Ao quitar parte do valor, você estará se protegendo de possíveis dificuldades futuras que podem causar inadimplência.

Como quitar o financiamento mais rápido
No caso do financiamento de imóvel é possível quitar o financiamento de uma forma mais rápida ao escolher o sistema de amortização SAC. Nele as parcelas vão diminuindo ao longo do tempo, o que exige menos recursos para antecipar o vencimento do contrato.

Sistema Price ou Tabela Price
Na Tabela Price, as parcelas mensais são fixas e incluem uma parte de juros e uma parte de amortização. No início do financiamento, a maior parte da parcela é composta por juros e, ao longo do tempo, essa composição se inverte, tornando a parcela mensal mais direcionada à amortização.

Para escolher um sistema de amortização você precisa avaliar uma série de fatores, como o seu perfil financeiro e suas prioridades. Contudo, a Tabela Price é mais indicada para quem não tem capacidade de pagar parcelas maiores no início do financiamento, pois as prestações se mantêm estáveis até o fim.

A variação pode vir da TR, taxa que depende da movimentação de títulos públicos no mercado secundário – e sobe quando a taxa básica de juros, a Selic, é elevada. O valor, contudo, não costuma ser um problema. Depois de um bom tempo zerada, a TR dos últimos 12 meses (fev/22 – jan/23) está em 1,78% ao ano.

O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor do seu contrato pode sofrer amortizações constantes até sua quitação total. Existem apenas algumas regras que precisam ser observadas. Elas variam de acordo com a linha de crédito contratada.

Dê uma entrada maior. Pode-se dizer que dar uma entrada maior é a principal forma de conseguir a redução das parcelas do financiamento, pois a quantia restante para pagar será menor. Inclusive, os juros que incidirão sobre esse valor também tendem a ser menores.

Veja outras diferenças: Vantagens: Tabela SAC – O valor das parcelas é decrescente, ou seja, conforme o tempo passa, você paga menos a cada mês. Os juros são menores se for considerado o período todo, visto que a amortização da dívida é maior.

Concluindo. Como você pôde ver, a melhor taxa de financiamento imobiliário 2023 é da Caixa Econômica, a partir 8,00% ao ano (mais a TR). Fazer um comparativo entre as alternativas oferecidas no mercado é a melhor forma de tomar boas decisões.

Calcular a amortização dividindo o saldo devedor atual pela quantidade de meses que faltam pagar. Calcular o juros multiplicando o saldo devedor atual pela taxa do financiamento. Somar a amortização + os juros para encontrar o valor da prestação.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

5 dicas para saber o que fazer para quitar o financiamento imobiliário

  1. Amortização com FGTS. ...
  2. Portabilidade do financiamento imobiliário. ...
  3. Se planeje e faça cortes. ...
  4. Use o 13º salário. ...
  5. Registre o termo de quitação do financiamento do imobiliário.