Qual a altura máxima de um muro?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1.

Muros – Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.

Você pode ir ao Juizado Especial de Pequenas Causas e propor ação de obrigação de fazer, para construção do muro. Salvo melhor juízo.

Pode, desde que a construção esteja submetida a alinhamento, que se comunique previamente ao vizinho, que se verifique se o muro suportará a sua construção e, a depender da situação, que se pague proporcionalmente o valor do muro e do chão ao vizinho.

É importante observar se há trincas ou rachaduras e buscar ajuda de um especialista. Com a chegada das chuvas, o risco de desabamento de imóveis e muros se torna iminente. Segundo especialistas, a falta de projetos e de vistorias periódicas são as principais causas das quedas de muros.

É importante analisar neste ponto, que a lei não impede estas construções, apenas determina que ela deve ser feita respeitando o espaço de 1 metro e meio.

Para janelas com visão lateral, que não invadam a privacidade do vizinho, o limite legal é de 75 centímetros de distância. Em caso de violação do limite de construção da janela, a lei permite que a mesma seja demolida ou tampada. Código Civil - Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

a altura para um muro de DIVISA normalmente seria de 2,80. naõ e aconselhavel uma maior altura devido as fundações encarecerer muito para se fazer acima dessa medida. Esse tipo de construção que aparece na foto e feita com bloco estrutural e sapatas de 2,00 a 2,50 m entre colunas.

O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m.

Em geral, os recuos laterais são de 1,50m, da linha de divisa do lote até a face da parede, ou seja, o corredor ficaria em tese com 1,35m (muro com 15cm de largura). Os recuos frontais, em geral são de 5,00m e os de fundos 3,00m.

A construção de muros deverá ou não ser precedida de licença pelo município dependendo da altura e da localização do muro que se pretende construir. Muros com altura superior à três metros deverão ser aprovados e licenciados pelo Muncípio através do processos de Aprovação de Projeto com Alvará.

Essa questão tem dois aspectos a serem analisados: primeiro, o direito de utilizar o muro, o que deve ser pesquisado na área legal. O outro é técnico e, dentro deste, é preciso verificar se estruturalmente o muro é adequado para receber a nova carga à qual será submetido.

Se, de fato, houver condomínio, o vizinho só poderá construir usando o muro como base mediante sua autorização, visto que é tão dono quanto ele, a menos, é claro, que o muro pertença unicamente ao seu vizinho.

Não existe uma lei específica sobre o tema, mas poderá ser tratado como direito de vizinhança. Você pode ajuizar uma ação contra o vizinho para impor obrigação de não fazer, isto é, de evitar ficar olhando o dia inteiro pelo muro, bem como para baixar o volume do som.

Art. 1.305. O confinante, que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até meia espessura no terreno contíguo, sem perder por isso o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar, caso em que o primeiro fixará a largura e a profundidade do alicerce.

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Sua espessura é de 1 a 3 mm e a abertura é mais profunda e acentuada. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

As desvantagens de ficar “em cima do muro”
Em outras palavras, por medo de ver o dedo acusativo do próximo apontado para a sua face, esse sujeito simplesmente ceifa o que apraz o seu par e executa, mesmo que isso custe quebrar seus princípios e linhas morais.