Qual a altura ideal do piso ao teto?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Cada arquiteto pode determinar essa medida de acordo com o projeto, porém o recomendado é que o pé direito tenha, no mínimo, entre 2,70 e 3 m. Um pé direito com menos de 2,50 m não é indicado porque pode deixar o ambiente abafado e passar uma sensação de sufocamento.

A medida padrão para residência é de 2,70 m. Acrescentando o forro de gesso para embutir as luminárias no pavimento térreo, e a espessura da laje – que é variável de acordo com o vão e o peso concentrado no pavimento superior –, a altura ficará próxima de 3 m, resultando em um pé-direito de 6 m.

2,30 m

A lei indica que o pé direito mínimo para áreas sociais e privativas deve ser de 2,50 m e que banheiros podem ter pé direito mais baixo, de 2,30 m. Estas são as medidas mínimas exigidas para as aprovações legais.

O pé direito alto é uma solução que busca ampliar os espaços, que podem ser redirecionados a uma decoração de luxo, dispositivos de automação residencial ou até mesmo adaptações inteligentes dos cômodos. Sempre levando em conta uma proposta de lar confortável, elegante e funcional.

Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.

Todo o tipo de imóvel pode ter o teto rebaixado? Sim. Contudo é importante entender que o rebaixamento vai tirar de 12 a 20 centímetros de altura do cômodo. Então, se a medida do teto até o chão ultrapassa os 2,50 cm, seu projeto de rebaixamento pode seguir tranquilamente.

Primeiro, é preciso verificar a altura do pé-direito da edificação. Afinal, se o teto não for alto o suficiente, será impossível rebaixá-lo. A altura mínima recomendada para o rebaixamento de gesso é de 2,50m.

Para isso, na maioria dos lares, a estrutura é projetada com a altura padrão de 1,90 m.

Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.

Nas fábricas de laje, as vigotas são moldadas em formas de chapas metálicas de 3 mm de espessura, dobradas tipo calha, com 12 ou 13 cm de base por 3 cm de altura. Geralmente, para pré-lajes, adota-se a base de 25 cm, e para painéis, base de 1,25 metro.

2,50 m

As construtoras andam economizando em material e entregando o pé direito com o limite mínimo exigido por lei que é de 2,50 m para áreas sociais ou privativas e 2,30 m para os banheiros.

O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros.

2,8 metros

Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.

  1. Aposte na redecoração. Quem disse que para aumentar o pé-direito da casa é preciso investir em grandes reformas, que geram gastos, entulho, quebradeiras e barulho? ...
  2. Pinte o teto com uma cor clara. ...
  3. Use móveis mais baixinhos. ...
  4. Revista uma parede com espelho. ...
  5. Invista em cortinas longas. ...
  6. Use e abuse de estampas verticais.

Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.

Aposte na iluminação
Criar um foco de luz é uma ideia esperta para garantir amplitude e dar foco a pontos específicos em uma décor. Logo, apostar em uma iluminação mais abrangente, que se destaque no teto, faz com que o pé direito pareça mais alto e o espaço mais aconchegante.

Altura por país
A propósito, o homem médio no Brasil tem 175 cm de altura. A mulher média brasileira, com 13 cm a menos, alcança uma altura de 162 cm.

Geralmente, definem homens abaixo de 1,40 metros e mulheres com menos de 1,35 metros.

Altura: a medida desde a base do objeto até o seu topo; Profundidade: dimensão total da parte interna de objeto, medindo desde seu topo até a parte mais negativa verticalmente.

Também é importante que a distancia entre forro de gesso e laje seja de no mínimo 15 cm, para possibilitar a instalação de luminárias embutidas. Em ambientes com ar-condicionado, essa distancia entre forro de gesso e laje passa a ser de no mínimo 40 cm.

O forro de gesso é o suporte ideal para a instalação de luminárias e spots, que ficarão embutidas no rebaixo, e toda a fiação não ficará aparente. A altura mínima para isso, é, em média, 2,40m, pois permite rebaixar até 15 cm sem deixar o ambiente completamente baixo.