Qual a altura da saia na cintura?

Perguntado por: operes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

No caso da saia evasê, bem como a com prega, é de duas vezes a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Já para a saia reta, a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Se a cintura for maior que o comprimento da saia, deve-se usar a medida do comprimento da cintura, mais dez centímetros.

Conheça a regra do comprimento para saias e vestidos
A regra do comprimento dessas roupas é super básica e fácil de decorar: use as peças na altura dos joelhos, e no máximo, cinco dedos acima deles.

COMPRIMENTO IDEAL
Portanto, se você é baixinha e não quer que sua peça midi achate sua silhueta, tenha o cuidado de deixar a maior área possível das suas canelas à mostra. Sendo assim, a melhor opção de comprimento para você será o que termina de 3 a 4 dedos após o final do seu joelho.

Mulheres baixinhas também podem usar saia longa
Se você é baixinha, aposte em saias que tenham uma fenda na lateral e a cintura mais alta. Assim você consegue dar uma alongada na sua silhueta e garantir alguns centímetros a mais de altura.

Mas as baixinhas também podem usar.
Evitar estampas grandes e saias muito amplas também é interessante. Optar por sapatos de salto também pode ajudar a alongar, sendo que a saia deve cobri-los totalmente.

Valorize a calça flare e as saias em evasê
As peças que são mais abertas na parte de baixo ajudam a harmonizar a linha do corpo e tiram a atenção da barriga.

Sendo assim, veja 6 tipos de saia para cada corpo e descubra qual é o melhor para você.

  • Minissaia: foco nas pernocas. ...
  • Saia lápis- Ressalta as curvas. ...
  • Saia evasê – equilibra o quadril largo. ...
  • Saia plissada- a salvação das baixinhas. ...
  • Godê- equilibra a silhueta e marca a cintura.

Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril, na medida mais fina. A fita deve ficar justa, mas não apertada a ponto de comprimir. Relaxe o corpo e meça, evitando encolher a barriga.

A saia midi é, portanto, aquela em que o comprimento começa logo abaixo do joelho e vai até mais ou menos o meio da panturrilha. Ou seja, a palavra midi está relacionada ao comprimento e não a um modelo específico de saia ou vestido.

Por exemplo, se está traçando uma saia com 1,10 m de comprimento, deve pedir 2,20 m mais as folgas de costura: 2,40 m. Acrescente a esta medida o valor da cauda, que é 80 cm. Total: 3,20 m de tecido. Esta medida é somente para a saia, se deseja fazer um vestido precisa acrescentar as medidas do corpinho e das mangas.

Apostando na cintura alta para elevar a combinação
Da mesma forma que a barra, um outro aspecto é de igual relevância na hora de optar pela saia midi ideal, que é a posição da cintura. Para quem é baixinha, a divisão bem marcada entre a cintura e o resto do look complementa bem a estatura e harmoniza a montação.

As baixinhas podem usar a saia midi de corte reto e seca e a dica para não cortar a silhueta o comprimento deve ser apenas abaixo do joelho e abusar do salto ( com peito do pé amostra).

A verdade é que não existe apenas um tipo de modelo que fica bom para baixinhas. Como vimos, com as dicas certas, quem é baixa pode usar vestido longo curto ou midi. O único cuidado é para que o vestido não deixe a pessoa achatada. Neste caso, é possível seguir alguns truques que funcionam bem para alongar a silhueta.

Escolha blusas mais neutras
As saias longas, geralmente chamam muito a atenção, são destaque na produção, por isso, escolha sempre blusas e camisas mais neutras e básicas. E aí podem ser regatas, blusas ou camisas, a saia longa vai bem com todas essas opções.

Continuar lendo Quando eu saia ou saia?