Qual a altura da mini palmeira imperial?

Perguntado por: omoreira3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Com estrutura robusta e marcante, essas palmeiras para jardim podem atingir até 40 metros de altura em sua fase adulta.

Os cuidados com a Palmeira Imperial são simples e exigem, basicamente, rega e adubação. As regas devem ser feitas periodicamente, principalmente enquanto a planta ainda está em fase de desenvolvimento. Depois de adulta, a própria água da chuva já é suficiente para manter a planta saudável.

As espécies menores, como a palmeira azul, a palmeira-anã, a palmeira garrafa e a palmeira leque são excelentes para serem utilizadas como palmeiras ornamentais.

Palmeira Fênix

Palmeira Fênix
A Palmeira Fênix, também conhecida como mini palmeira, se trata de uma espécie de pequeno porte, chegando a medir no máximo 4 metros de altura. Essas palmeiras para jardim apresentam tronco fino e folhas delicadas com um leve arco.

No caso das folhas, para palmeiras em geral, deve-se podar apenas as folhas velhas da base, rente ao tronco. Essa dica, no entanto, não é recomendada para espécies de palmeiras de saia, por descaracterizá-las. As palmeiras jamais devem ser podadas no topo, pois dependendo da profundidade, isso provoca a morte delas.

A palmeira imperial tem uma estipe mais grossa se comparado com a espécie real e as folhas também são maiores. Por sua vez, os seus frutos possuem uma forma cilíndrica e tonalidade roxa, apreciados por pássaros, principalmente araras e papagaios.

Ou seja, a distância da piscina ou do muro seria de 2,5 metros. Também preocupe-se em deixar essa área infiltrar, ou seja, nada de cobrir com piso impermeável. Assim, sua palmeira ficará bem segura, hidratada, ancorada, saudável e não danificará estruturas próximas, nem incorrerá em risco de quedas.

Como cultivar a palmeira-imperial
Esta é uma planta que resiste bem aos ventos e pode ser cultivada em clima tropical e subtropical, evitando locais com frio intenso e geadas.

Considerada uma das palmeiras mais altas do mundo, a palmeira-imperial (Roystonea oleracea) chega a até 40 m quando adulta e tem um crescimento rápido, podendo atingir um metro por ano.

As raízes de uma palmeira não são grossas como a de outras árvores e são menos propícias a danificar as redes de serviços. As raízes das palmeiras normalmente vivem por alguns meses ou anos e depois morrem. Novas raízes são geradas na zona de crescimento da raiz, e às vezes podem ser vistas na base do tronco.

Segundo a paisagista, o solo da palmeira-imperial deve ser fértil e enriquecido de matéria orgânica. Para o cultivo em vaso, o plantio deve ser 2 partes de terra vegetal para 1 parte de matéria orgânica, como esterco e húmus de minhoca.

palmeira Garrafa

A palmeira Garrafa é uma espécie exótica e escultural de porte pequeno que pode crescer até 6 metros de altura.

Confira 3 opções de palmeiras para cultivar no entorno de piscinas:

  • Phoenix Roebelenii (palmeira fênix)
  • Chamaerops humilis (palmeira moinho-de-vento)
  • Palmeira triangular.

Ravenala madagascariensis

A palmeira ravenala (Ravenala madagascariensis), também conhecida como “árvore-do-viajante”, é mais uma espécie de palmeira nativa da ilha da Madagascar, considerada um símbolo do local. Suas folhas são utilizadas para construir típicas casas costeiras da ilha.