Qual a alimentação adequada para quem tem hérnia de hiato?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do intestino e impedem a prisão de ventre, um problema que agrava a hérnia por causa da dilatação do abdômen.

Evitar ingerir muito líquido durante as refeições; Fazer refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras; Usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama; Não comer perto da hora de dormir é medida preventiva muito importante.

O emagrecimento é o conselho principal para se evitar a hérnia de hiato. Comer em excesso e em porções grandes e o consumo excessivo de cafeína, álcool, alimentos gordurosos e frituras inflamam o esôfago.

Existem exercícios para corrigir hérnia de hiato? É essencial que pacientes diagnosticados ou com suspeita de hérnia abdominal saibam que não existem exercícios para corrigir hérnia de hiato. As recomendações nesse sentido não têm evidência científica e o paciente não apresentará cura da condição.

Também conhecida como hérnia do hiato esofágico, a hérnia de hiato é uma doença que pode causar fortes dores no corpo do paciente, principalmente na região de seu peito.

Pacientes com hérnias pequenas, em geral, não têm qualquer restrição. A aparecimento de dor é um sintoma que deve orientar o paciente a evitar aquele movimento/exercício. Siga sempre as recomendações do especialista que realizou a sua consulta e avaliação do seu caso de forma particular.

Febre, náuseas, vômito com sangue e dor muito intensa no abdômen, são sintomas graves da hérnia de hiato, e podem ocorrer quando há o estrangulamento da hérnia. Nesses casos, o conteúdo que está presente no local fica preso, atrapalhando a circulação sanguínea.

Outra opção seria usar anti-inflamatório sublingual como Toragesic 10 mg dissolver 1 comprimido na boca até de 6/6 horas ou ainda Feldene SL 20 mg comprimido sublingual para dissolver na boca até no máximo de 12/12 horas.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Pães e grãos
Cereais cozidos, que não tenham sementes, são suaves o suficiente para uma dieta de alimentos esofágicos. Evite crostas de pão, muffins, pãezinhos, arroz e outros grãos duros e ásperos, que possam irritar ainda mais o esôfago.

Exercícios leves, como caminhada ou natação, ajudam a relaxar a musculatura e, com isso, melhorar os sintomas da crise de hérnia de disco.

Em casos extremos de hérnias muito volumosas, até mesmo a falta de ar pode ser um sintoma. Além disso, esse conteúdo herniado pode favorecer o desenvolvimento de refluxo gastroesofágico e seus sintomas (mais comum a sensação de queimação) e complicações (como o esôfago de Barrett).

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia. Sempre evite erguer peso.