Qual a acuidade visual para dirigir?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

É uma tabela, desenvolvida em 1862 por um holandês chamado Snellen, que leva em consideração uma distância de 20 pés ou 6 metros entre o paciente e o objeto que ele terá que visualizar.”. Além disso, o teste de Snellen também é conhecido como teste de acuidade visual, medida do grau ou refração.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho; Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

O especialista afirma que resolução 80/98 do Código de Transito Brasileiro prevê que o candidato à CNH deve distinguir as cores do semáforo - verde, amarelo e vermelho - mas não especifica o tipo de teste de visão de cores a ser aplicado, nem exige o diagnóstico negativo de daltonismo.

O exame de acuidade visual é um dos testes de avaliação ocular.
...
Como o exame é realizado

  1. ficar sentado à distância específica da projeção ou monitor com a tabela de Snellen;
  2. cobrir um dos olhos;
  3. ler em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto;
  4. repetir o processo no outro olho.

12 meses

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

No dia do exame deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Não é necessário suspender o uso de lentes de contato.

Inapto temporário: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém passível de adequação. Inapto: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.

Os motoristas que por algum motivo passaram a ter visão monocular ou deficiência auditiva podem dirigir, no entanto precisam fazer a alteração em sua CNH.

CLIQUE NA IMAGEM. A letra D seria um complemento à restrição F justamente porque se a pessoa possui uma redução de mobilidade nos membros superiores, ela não tem condições de passar as marchas da forma convencional.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Nela, você deve enviar o recurso para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Aqui, a defesa também precisa ser muito bem embasada dentro da lei. Recursos subjetivos não são aprovados. Outra coisa importante: você só terá que pagar o valor da multa por dirigir sem óculos ao ingressar com esse último pedido de defesa.

Sempre avaliar primeiro o olho direito, e depois o esquerdo. Iniciar o exame com os optotipos maiores (de cima para baixo), continuando a sequência de leitura até a fileira em que a pessoa consiga enxergar sem dificuldade. Sempre anotar os resultados do olho direito antes de iniciar a avaliação do olho esquerdo.

EAR é uma observação na Carteira de Motorista que é a sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. É algo exclusivo para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e deve ser utilizada pelo motorista que se inclui nesse tipo de atividade.

A letra A é uma observação na CNH que se refere à utilização de lentes corretivas, como óculos, para a condução do veículo. A CNH com observação A é a mais comum, sendo designada no exame oftalmológico que é um dos fatores determinantes para a emitir ou renovar a carteira de motorista.

O preço pago, portanto, pode variar entre R$ 60 e R$ 216, já que exames de aptidão física e mental, exames psicológico e afins podem ser necessários para realizar o processo de renovação.