Qual a 5 pimenta mais ardida do mundo?

Perguntado por: emata . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Confira o ranking, começando pelas “menos” picantes.

  • 7ª - Bhut Jolokia: 1.041.427 SHU. ...
  • 6ª - Naga Viper: 1.349.000 SHU. ...
  • 5ª - Trinidad Scorpion Butch T: 1.463.700 SHU. ...
  • 4ª - 7 Pot Primo: 1.469.000 SHU. ...
  • 3ª- 7 Pot Douglah: 1.853.936 SHU. ...
  • 2ª - Trinidad Moruga Scorpion: 2.009.231 SHU. ...
  • 1ª - Carolina ceifeira: 2.200.000 SHU.

A pimenta Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Originária de Carolina do Sul, nos Estados Unidos, é uma variedade da espécie Capsicum chinense, resultado de um cruzamento entre a Habanero e Bhut Jolokia que também estão no topo da lista das mais ardidas.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades. Na parte inferior da tabela está a pimenta biquinho, com um índice Scoville de apenas 1.000 SHUs.

Carolina Reaper

A pimenta mais ardida do mundo é cultivada aqui no Brasil e já entrou até para o livro dos recordes. A "Carolina Reaper" chega a ser três vezes mais forte que a pimenta malagueta.

As pimentas Malagueta, Dedo-de-Moça e Cumari representam a grande maioria das pimentas consumidas no Brasil.

Pimenta-biquinho: ardência 0
Se fosse preciso colocar o grau de ardência das pimentas numa escala de zero a dez, a biquinho ficaria com nada mais nada menos que zero. Extremamente saborosa – e sem ser picante – é muito usada para decorar pratos, além de ser bem-vinda no preparo de molhos, peixes e carnes.

A Carolina Reaper foi desenvolvida pelo produtor de pimentas americano Ed Currie. De onde vem esse nome? Carolina é uma referência ao estado em que ela foi desenvolvida, a Carolina do Sul, nos Estados Unidos. "Reaper" quer dizer "ceifador".

Lao Gan Ma: a pimenta chinesa mais famosa do mundo.

Ela tem um formato característico de ferrão de escorpião e é considerada a segunda mais forte do mundo. Trata-se da Trinidad Scorpion. É uma pimenta famosa, com ardência potente, capaz de alcançar 2.009.231 unidades na Escala de Calor de Scoville.

ARDÊNCIA DE MILHÕES
Para se ter uma ideia de sua potência, a malagueta, tida como ardida, tem de 50 a 100 mil pontos na Escala de Scoville (SHU), que mede a potência das pimentas. Nessa mesma escala, a Carolina alcançou mais de dois milhões de pontos. Sua versão chocolate pode chegar até 3 milhões de SHU.

Campeã mundial Carolina ceifeira chega a 2,2 milhões na escala de ardência Scoville; veja o ranking de pimentas mais ardidas.

Considerado o grupo de pimentas mais saudáveis de todos, as Capsicum são muito famosas por serem também as mais saborosas. Bem conhecidas na nossa culinária, entre elas estão os seguintes tipos de pimenta: Pimenta dedo-de-moça, Pimenta biquinho, Jalapeño, Cumari-do-Pará, Malagueta, Bhut Jolokia e Carolina Reaper.

1º lugar: Carolina Reaper – 1.64 milhões na escala Scoville.

Sua picância pode atingir 200 mil unidades Scoville (escala usada para medir a picância das pimentas), o que a torna uma pimenta com ardência elevada, mais forte que as pimentas dedo-de-moça e jalapeño.

O mel e o açúcar são dois alimentos que se sobrepõem à ardência da pimenta, tomando conta do paladar e diminuindo o desconforto. Se possível, adicione um dos ingredientes no prato já pronto ou no preparo, o que combinar mais.

A maior parte das pimentas arde porque contém uma substância chamada capsaicina, que fica acumulada na placenta do fruto e nas sementes. Essa substância tem a capacidade de ativar as células do sistema nervoso que percebem sensações de “perigo” para o organismo, como picadas, pancadas e fogo.