Qual a 3 maior favela do Brasil?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

As dez maiores favelas do Brasil, por número de domicílios:

  • Sol Nascente, Brasília: 32.081.
  • Rocinha, Rio de Janeiro: 30.955.
  • Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573.
  • Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210.
  • Heliópolis, São Paulo: 20.016.
  • Paraisópolis, São Paulo: 18.912.
  • Pernambués, Salvador: 18.662.

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Quase um quarto (22%) – 1,39 milhão dos 6,2 milhões – dos habitantes da cidade do Rio mora em uma das 763 comunidades da capital, que abriga 57,3% das 1.332 do Estado. O número é proporcionalmente, praticamente o dobro daquele da capital paulista, onde “apenas” 11,4% dos 11,2 milhões de habitantes vivem em favelas.

São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) promoveu ontem a maior invasão de terra do ano no país e uma das três maiores desde 95, segundo levantamento da direção nacional da entidade.

A impressão é de que a miséria reinante na maior favela de Porto Príncipe é o cenário mais degradante possível no cotidiano de alguém. O sentimento é relativizado quando se chega a Ti Haiti, a porção mais pobre de Cité Soleil. O lixo acumulado se integra à paisagem sem cores.

Quando o assunto é sobre as favelas mais perigosas do Rio, as respostas são Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira tem o maior número de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro.

Amazonas

No Amazonas, mais de um terço (34,59%) dos domicílios ocupados estão nesse tipo de localidade.

favela do Sol Nascente

Até novembro do ano passado, a favela do Sol Nascente era considerada a segunda maior do país, com 24.441 domicílios, sendo superada pela Rocinha, com 25.742 domicílios.

Rocinha

Visite à Rocinha, a favela mais famosa do Brasil.

Vidigal

Vidigal Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

De acordo com o levantamento, Pari, Brás e Santo Amaro são os bairros mais expostos à violência. Veja ranking. Destaque negativo é o Centro, com 474 ocorrências entre janeiro e julho de 2022 – um nível muitas vezes maior que nos demais da lista dos 10 mais violentos: Santa Efigênia (76 ...

Rocinha

A Rocinha, no Rio, é a maior favela do país: 25.742 domicílios. Depois, vêm o Sol Nascente, no DF: 25.441 casas; Rio das Pedras, no Rio: 22.509; e Paraisópolis (SP): 19.262. A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México.

Limeira, cidade sem favela.

Favelização das periferias
As regiões mais comuns onde a população não usufrui o direito à moradia digna está na África subsaariana, com 62% da população urbana morando em condições precárias, sul da Ásia, 43% e Ásia oriental, 37%.

*A ocupação da favela localizada na Vila Itália teve início em outubro de 2013 e atualmente ocupa uma área total de aproximadamente 50.000 mil m2.

Confira algumas das comunidades no Rio para você visitar quando estiver querendo fugir do convencional.

  • 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  • 2 – Morro dos Prazeres. ...
  • 3 – Santa Marta. ...
  • 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  • 5 – Vidigal.

Localizado no Alto Vidigal, o Mirante do Arvrão é um lugar destinado a apreciar uma das vistas mais bonitas da comunidade! No ponto alto do morro, você consegue ver toda a beleza da cidade maravilhosa, com destaque para o por do sol e para a visão noturna do Rio de Janeiro com as luzes da cidade todas acessas.