Quais vestibulares estão com inscrições abertas 2023?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Saiba quais são os vestibulares com inscrições abertas para ingresso em 2023

  • Unicamp. Inscrições:1 de agosto a 6 de setembro de 202. ...
  • Unespar. Inscrições: 2 de agosto a 3 de outubro de 2022. ...
  • Fuvest. Inscrições: 5 de agosto a 23 de setembro de 2022. ...
  • Unicentro. ...
  • Unesp. ...
  • UEM. ...
  • UEPG. ...
  • UFSC/IFSC (Vestibular unificado)
  • Vestibular tradicional. Esse ainda é o mais comum entre todos os tipos de vestibular utilizado por faculdades públicas e particulares em todo o Brasil, sendo a principal forma de acesso ao ensino superior. ...
  • Vestibular agendado. ...
  • Vestibular seriado. ...
  • Vestibular online. ...
  • Enem. ...
  • Sisu.

Sim, quem não faz Enem pode entrar na faculdade! ? Isso porque várias instituições de ensino trabalham com o próprio processo seletivo e, por isso, quem deseja estudar nelas pode fazer o vestibular da faculdade escolhida.

Não existe uma definição capaz de atestar o vestibular como mais fácil que o Enem ou o contrário. O indicado é o estudante avaliar os aspectos de cada processo seletivo e optar pelo mais conveniente para atingir seus objetivos.

A faculdade de Medicina menos concorrida do Brasil é a da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), de Mossoró, no Rio Grande do norte. A nota de corte do Sisu de 2018 foi de 750,06. São 40 vagas oferecidas para o curso.

Para o ingresso, o processo é mais simples: em muitas instituições de ensino, quem já tem um diploma de nível superior não precisa passar pelo vestibular tradicional.

Programas governamentais, como o Sisu e o ProUni, são adotados pelas universidades, que deixaram de realizar o vestibular tradicional. Além disso, há diversas instituições particulares que aceitam a nota do Enem para ingresso direto em seus cursos de graduação, sem burocracia e sem a necessidade de prestar vestibular.

13 e 14 de dezembro

Vestibular 2023
As provas do vestibular Famerp 2023 acontecerão entre os dias 13 e 14 de dezembro, com a aplicação de questões de conhecimentos gerais no primeiro dia e questões de conhecimentos técnicos e uma redação no segundo.

13 e 14 de dezembro

O vestibular 2023 da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) será aplicado na próxima semana, nos dias 13 e 14 de dezembro. Com uma única fase aplicada em dois dias distintos, os candidatos realizarão questões objetivas, dissertativas e uma redação.

dia 18 de julho

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) abre no dia 18 de julho as inscrições para o Vestibular 2023. Os vestibulandos podem se inscrever até o meio-dia de 31 de agosto, pelo site do Núcleo de Concursos.

Os vestibulares ocorrem duas vezes ao ano: em janeiro e em julho. As provas do primeiro semestre têm suas inscrições abertas no final do ano anterior, enquanto as do segundo semestre, têm as inscrições realizadas entre maio e junho.

Assim como no Vestibular 2023, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O exame da primeira fase será aplicado em 15 de novembro. A segunda etapa será nos dias 10 e 11 de dezembro.

Veja abaixo três dos cursos com nota de corte mais baixa, por isso vestibulares mais fáceis de passar:

  • Ciências Exatas: 473.66;
  • Ciências Agrárias: 523.98;
  • Geografia: 568.00.

ITA

Muitas universidades são difíceis de entrar, mas se você perguntar qual é o vestibular mais difícil do Brasil, a resposta, com certeza, é ITA. E se você acha que consegue passar no vestibular do ITA, trouxemos algumas questões para te testar.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Conheça algumas universidades públicas federais que substituíram totalmente o vestibular pelo Sisu como forma de ingresso de novos alunos: Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O vestibular é um meio de ingresso ao ensino superior mais tradicional e é encarado com muita seriedade por quem pleiteia uma vaga. Já o Enem serve para uma avaliação geral do nível de ensino e também pode ser usado como forma de ingresso nas universidades de todo o Brasil.

Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito. Isso acontece porque, em geral, se termina a fase escolar perto dos 18 anos.