Quais vermes entram na pele?

Perguntado por: upadilha5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea é uma doença desencadeada por nematódeos pertencentes ao gênero Ancylostoma. A doença é adquirida quando o ser humano entra em contato direto com o solo contaminado pelas larvas do parasita. A larva, ao penetrar a pele, leva ao desenvolvimento de lesões com coceira.

Quando contaminada, a pessoa começa a ver lesões na pele que se assemelham a um mapa, por isso o nome bicho geográfico. A doença não pode ser passada de uma pessoa para outra, somente pelo contato direto da pele com o solo contaminado.

As mais populares infecções parasitárias de pele são provocadas por parasitas como ácaros, bicho geográfico e berne. Esses parasitas provocam irritação local e prurido. Inúmeros parasitas podem acometer a pele, porque encontram nela nicho favorável para sobreviver.

Os vermes não causam manchas na pele. Aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de pitiríase alba e estão relacionadas com alergias, pele ressecada e outros fatores.

Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea é uma doença desencadeada por nematódeos pertencentes ao gênero Ancylostoma. A doença é adquirida quando o ser humano entra em contato direto com o solo contaminado pelas larvas do parasita. A larva, ao penetrar a pele, leva ao desenvolvimento de lesões com coceira.

As opções de tratamento são:

  1. medicamentos antiparasitários tópicos, como pomadas ou cremes;
  2. medicamentos antiparasitários orais;
  3. remoção por pinça;
  4. remoção por curetagem, caso não possa ser removido apenas com pinça.

Para tirar o bicho-de-pé, normalmente, é utilizada uma agulha estéril, que permite remover o parasita completamente da pele onde está instalado. No entanto, é recomendado procurar um clínico geral ou dermatologista para fazer isso com segurança e evitar a infecção do local.

A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção de distribuição mundial causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.

Como aparece o cobreiro na pele? A pessoa pode sentir coceira, dor ou formigamento no local onde se desenvolve o cobreiro, antes mesmo do surgimento das vesículas — pequenas bolhas cheias de líquido cercadas por uma área avermelhada. Esses sintomas devem aparecer dias antes do surgimento da lesão.

Foldan é um medicamento indicado no tratamento de infecção na pele causada pela Larva migrans, popularmente conhecida como “bicho geográfico”. Além disso, Foldan também é recomendado na eficácia no tratamento de micoses superficiais produzidas por dermatófitos comuns.

Apesar de muitos não terem consciência disso, devido ao tamanho microscópico desses aracnídeos, quase todos os humanos transportam ácaros. Eles medem cerca de 0,3 milímetro de comprimento e são encontrados nos folículos pilosos, incluindo os cílios e sobrancelhas.

Micose ou pano branco
O pano branco, por exemplo, é uma micose causada por um fungo que tem predisposição a se instalar em áreas mais oleosas. Ele aparece em momentos de baixa imunidade do organismo, se manifestando em forma de mancha clara.

Infecções de fungos que afetam a pele nada mais são do que micoses. Existem diferentes tipos de fungos que comprometem a pele e, portanto, algumas variações de micose. Cada quadro apresenta características próprias, sintomas específicos e locais acometidos com mais frequência.

O que é pitiríase? O termo pitiríase é utilizado pelos médicos para designar uma série de condições médicas que afetam a pele. Independentemente do tipo de pitiríase que o paciente possui, ele acaba tendo sua pele afetada por meio de manchas e mesmo de descamação.