Quais verduras são cicatrizantes?

Perguntado por: dcalixto2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

  1. Cuidados com o curativo. ...
  2. Fazer repouso. ...
  3. Ter uma alimentação saudável. ...
  4. Levantar da cama corretamente. ...
  5. Tomar banho com cuidado. ...
  6. Tomar os remédios nos horários certos.

E sabe o que pode ser um ótimo aliado na cicatrização? O chazinho!
...
4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  1. Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  2. Aloe Vera (Babosa) ...
  3. Carobinha. ...
  4. Arruda.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em vitaminas, ômega-3, polifenóis, carotenóides ou flavonoides, que agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas e as citocinas.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Ela está muito presente na alimentação diária com os sucos, mas na dieta do pós-operatório, o ideal é consumir vitamina C em alimentos in natura para diminuir a inflamação, como frutas cítricas – laranja, kiwi e também verduras como agrião, couve, ou folhas que sejam de sua preferência.

CICATRIZAÇÃO: QUAIS CHÁS PODEM AJUDAR NO PROCESSO DO PÓS-OPERATÓRIO?

  • EUCALIPTO. Quando o assunto é medicina natural, o eucalipto sempre está no meio. ...
  • CAMOMILA. Por conta de suas propriedades antibacterianas, a camomila é uma ótima aliada na hora da cicatrização. ...
  • ALOE VERA (BABOSA) ...
  • ARRUDA. ...
  • CAROBINHA.

Pode comer mamão sim. Mamão é rico em vitamina C que ajuda no processo de produção de colágeno e cicatrização de feridas.

Desta forma, devido as substâncias benéficas para a cicatrização, é errado pensar que o repolho é remoso. Contudo, é importante destacar que esse vegetal é um alimento fermentativo. Os alimentos fermentativos podem provocar episódios de gases intestinais, flatulência e desconforto abdominal.

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.