Quais variáveis são utilizadas em uma pirâmide demográfica?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Esses gráficos permitem uma análise do cenário demográfico local. A pirâmide etária é uma representação gráfica que apresenta dados da população (conjunto de indivíduos que habitam determinada localidade). Ela é baseada em duas variáveis: gênero e idade.

Os dados apresentados em cada pirâmide etária reflete a densidade demográfica de cada sociedade e as características do modo de vida de cada grupo social. A representação dos dados é disposta em três partes do formato piramidal: base, corpo e topo.

Uma Pirâmide Etária é um gráfico que representa a quantidade da população de um determinado território em relação às diferentes faixas etárias, sendo um lado para os habitantes do sexo masculino e o outro representando os habitantes do sexo feminino.

Topo: representa a população idosa. Corpo: representa a população adulta. Base: representa a população jovem.

Os gráficos de pirâmide etária apresentam informações sobre sexo (Masculino e Feminino) e idade (jovens, adultos e idosos) e possibilitam que outras informações sobre o número de habitantes e sua distribuição sejam analisadas. Neste sentido, essa lista mostra a predominância destes aspectos no caso do Brasil.

As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em transição demográfica, ou seja, um país que era jovem e está passando por um processo de envelhecimento. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.

Em linhas gerais, à medida que os países vão se desenvolvendo, o formato de pirâmide desfaz-se, indicando uma queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Em outras palavras, à medida que um país se desenvolve, a sua população vai ficando mais velha.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

A pirâmide etária brasileira serve para nos fornecer informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição, e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar a sua vida após a morte.

As Pirâmides Etárias são gráficos utilizados para se compreender as dinâmicas populacionais de países ou regiões. Por meio delas pode-se chegar a conclusões de planejamento demográfico por parte de governos e instituições, uma vez que elas relatam a natalidade e a expectativa de vida de uma população.

Taxa de natalidade, de mortalidade e saldo migratório.

Hoje, não existe nada no topo das pirâmides, mas no passado elas recebiam uma espécie de “coroa de ouro”, mais especificamente eletro, uma mistura de prata e ouro, dando um ar de “realeza” para esses históricos monumentos.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

Resposta. Resposta: 1) A do Canadá. Alta expectativa de vida e baixa natalidade- que caracteriza um país adulto.

Densidade demográfica é um índice também conhecido como densidade populacional ou população relativa. Refere-se à distribuição de habitantes em um determinada área, ou seja, é a média resultante da divisão entre o número total de habitantes e a área ocupada.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.

Pirâmides Etárias
O eixo das ordenadas representa as faixas etárias, sendo que a base da pirâmide representa a população jovem; a parte intermediária simboliza a população adulta e o ápice corresponde à população idosa.

A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma: Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade; Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade; Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.