Quais treinamentos para liderança?

Perguntado por: ubonfim4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Quais tipos de treinamento para liderança?

  • Treinamentos técnicos. Com o treinamento técnico é possível identificar lacunas e propor melhorias referentes às novas aptidões que o mercado exige. ...
  • Gestão de Pessoas. ...
  • Treinamentos para evitar a microgestão. ...
  • Gestão de Metas. ...
  • Mentoria. ...
  • Nova liderança. ...
  • Média liderança. ...
  • Alta liderança.

Como elaborar um treinamento de desenvolvimento de líderes?

  1. Formular um programa que atenda as expectativas da empresa.
  2. Identificar as prioridades para o desenvolvimento de profissionais.
  3. Buscar programas atualizados.
  4. Adotar ações contínuas de desenvolvimento de líderes.
  5. Mensurar os resultados.

Treinamento de liderança é um processo que visa tanto identificar potenciais líderes, e desenvolvê-los para ocupar esse papel, quanto reforçar as habilidades e comportamentos esperados dos líderes atuais, colaborando no seu desenvolvimento contínuo.

Enquanto a liderança está cuidando do bem estar dos funcionários, do clima organizacional e da visão em longo prazo, a gestão se preocupa com o cumprimento de tarefas, metas e prazos que podem trazer resultados muito positivos para o local.

Nós separamos esse processo em quatro etapas:

  • Identificação de uma necessidade;
  • Planejamento do treinamento;
  • Execução,
  • Monitoramento e avaliação.

Quais são os tipos de treinamentos corporativos para colaboradores?

  • Treinamento de integração. ...
  • Treinamento técnico. ...
  • Treinamento motivacional. ...
  • Treinamento de reciclagem. ...
  • Treinamento comportamental. ...
  • Treinamento de segurança no trabalho. ...
  • Treino de qualidade.

A seguir, você vai conferir os 7 pilares que precisam ser trabalhados em um treinamento.

  1. Promova o autoconhecimento. ...
  2. Foque na gestão de conflitos. ...
  3. Incentive o desenvolvimento de inteligência emocional. ...
  4. Aprimore habilidades de comunicação. ...
  5. Aperfeiçoe as relações interpessoais. ...
  6. Estimule a escuta ativa. ...
  7. Incentive a resiliência.

Para conseguir liderar, qualquer gestor precisa saber se comunicar com fluidez e clareza, e esta habilidade engloba: saber falar e, também, saber ouvir! Um treinamento sobre este tema deve contemplar situações em que a má comunicação afeta as decisões do líder, ou que interfira diretamente em processos da companhia.

Ferramentas de treinamento: gráfico de comparação rápida

  • iSpring Learn LMS. Solução LMS completa para gerenciamento e entrega de treinamento corporativo rápido e descomplicado. ...
  • iSpring Market. Plataforma de gestão e comercialização de cursos de formação online. ...
  • LearnCube. ...
  • Mettl Certify. ...
  • Training Orchestra. ...
  • iSpring Suite.

5 dicas de como criar um programa de treinamento para gestores

  1. 1 – Identifique e avalie as necessidades dos gestores. ...
  2. 2 – Foque no desenvolvimento de liderança. ...
  3. 3 – Monte um planejamento de conteúdos. ...
  4. 4 – Crie um cronograma. ...
  5. 5 – Faça uso da gamificação.

Treinamento comportamental: o que é, para que serve, vantagens, tipos e como aplicar na empresa

  1. Faça um mapeamento do perfil dos funcionários da empresa;
  2. Aponte os gaps comportamentais;
  3. Monte um plano para o treinamento;
  4. Implemente o treinamento comportamental e avalie os resultados.

É essencial que o líder tenha a habilidade de saber se comunicar. A liderança e comunicação devem caminhar lado a lado para uma boa gestão. Essa habilidade é indispensável para que o líder expresse com clareza suas ideias e também mantenha um relacionamento de reciprocidade com seus colaboradores.

Existem diversos tipos de liderança, mas a liderança eficaz é aquela em que o líder aplica seu conhecimento e experiência para trazer resultados para a empresa. Também consegue desenvolver um bom relacionamento com seus liderados e age de forma humanizada em busca de bons resultados.

Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.