Quais tipos de rito?

Perguntado por: mvarela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

Mas podemos pensar da seguinte maneira: o ritual é uma cerimônia especial (como a missa ou o culto) formada por um conjunto de ritos, gestos e palavras próprios de cada religião. O batismo católico e o enterro judaico são exemplos de rituais religiosos.

Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões. Já as formaturas não costumam ser, em si, religiosas, mas frequentemente têm importantes momentos religiosos.

O rito individual é realizado por uma única pessoa, de forma que o local e o tempo utilizado para a repetição do rito tornam-se elementos sagrados. Pessoas que têm o costume de orar todos os dias sem falta, no mesmo horário, em um lugar específico e recitando a mesma oração, por exemplo, têm um rito individual.

1 Conjunto das cerimônias e regras a serem observadas na prática de qualquer religião, seita etc.; liturgia. 2 por ext Qualquer religião, culto ou seita. 3 Antrop , Etnol Qualquer processo e prática de caráter sagrado ou simbólico, capaz de determinar e desenvolver costumes.

Na maior parte do mundo, a religião costuma orientar os ritos de passagem que marcam as transições fundamentais na vida: nascimento, maioridade, casamento, procriação e morte. O ritual serve para assinalar um ponto de transição, para fortalecer o vínculo com a fé e auxiliar psicologicamente os que passam pela mudança.

Tradição litúrgica latina

  • Rito romano (por exceção, a forma 1962 deste rito litúrgico, chamada Missa tridentina, pode ser permitida pelo bispo diocesano ainda na sua diocese)
  • Uso anglicano.
  • Rito ambrosiano.
  • Rito bracarense.
  • Rito galicano.
  • Rito moçárabe.
  • Rito dos Cartuxos.

Uma outra forma de classificar os ritos está associada aos ciclos da vida: de passagem, cíclicos e de crise. Pode-se classificá-los através de seu conteúdo religioso e conotação mística.

Rito é uma palavra com origem no termo latim ritus. Trata-se de um costume ou de uma cerimónia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas.

Os ritos que precedem a liturgia da palavra – entrada, saudação, ato penitencial, Kýrie (Senhor, tende piedade de nós), Glória e oração coleta – têm o carácter de exórdio, introdução e preparação.

Os rituais cívicos são aqueles ligados ao culto da pátria, por exemplo: o canto do Hino Nacional, o hasteamento da Bandeira, o desfile no Dia da Pátria. Já os rituais religiosos são uma série de procedimentos, palavras e gestos sagrados que constituem uma cerimônia de uma determinada tradição religiosa.

Denominam-se ritos a dadas práticas de tradições religiosas que formam, assim, um conjunto de rituais que são realizados em relação aos aspectos importantes da vida do indivíduo dentro de grupo religioso.

Os rituais comemorativos são eventos com o intuito de comemorar algo ou uma passagem importante para aquela religião. Pode haver comemorações diferentes com o mesmo nome, variando as tradições de acordo com cada religião.

Rito de passagem que consiste no conjunto de provérbios e de crenças que cercam e preocupam a maternidade e o nascimento.

Os ritos seculares possuem um poder de cosmificar as realidades sociais construídas. Parecem propor que determinada realidade ritualizada possui um significado para além dela própria. Situa-a numa idéia absoluta de justiça, de papel histórico, de poder que se manifesta por vias legítimas e necessárias.

– Rituais de renovação: atividades com objetivo de reforçar a cultura, os valores e o conhecimento dos colaboradores, reafirmando princípios, valores e condições importantes para o bom desempenho. Ex: palestras motivacionais, treinamentos, eventos de final de ano.

Os ritos são gestos palavras, atos, cantos, sinais e repetições presentes em uma cerimônia. As tradições religiosas ou religiões possuem rituais para diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores.

A Igreja Católica constitui uma reunião de seis ritos, que estão subdivididos em 23 igrejas, e todas reconhecem o primado do papa.

São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

Conjunto de regras de cerimônia: 3 cerimônia, cerimonial, etiqueta, formalidade, protocolo. Conjunto de procedimentos habituais: 4 costume, hábito, norma, padrão, prática, praxe, regra, rotina, uso.