Quais tipos de polissemia?
Lista de palavras Polissêmicas
- Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
- Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
- Letra: grafia, alfabeto.
- Dama: origem do francês dame. ...
- Cabeça: origem do latim capitia. ...
- Banco: origem do germânico Banki. ...
- Gato(a): origem do latim Cattus.
Como identificar uma palavra polissemia?
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
Quais os conceitos de polissemia?
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
O que é polissemia Cite 3 exemplos?
A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.
O que é polissemia e homonímia?
Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.”
Qual o sinônimo de polissemia?
2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.
Qual é a diferença entre polissemia e conotação?
A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.
Como se chama uma palavra que tem dois sentidos?
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.
Qual é a polissemia da palavra cabeça?
Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.
Como trabalhar a polissemia?
A polissemia ocorre quando uma única palavra possui vários significados. Ex1: Ele ocupa um alto posto na empresa. Ex2: Abasteça no posto da esquina. Nos exemplos acima, a palavra posto é polissêmica porque a mesma palavra assume significados diferentes em cada uma das situações.
Qual a diferença entre a ambiguidade e a polissemia?
A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.
Qual a importância da polissemia?
É um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem ou ouvem.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?
Quando uma palavra tem dois significados?
Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.
O que é duplo sentido e exemplos?
Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).
Quais são os tipos de ambiguidade?
Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical.
O que é uma imagem polissêmica?
Enquanto que a imagem que traz algum tipo de texto ou pelo menos uma palavra, direciona, limita a leitura daquela imagem. Dessa forma, o texto teria um valor repressivo, permitindo um controle sobre a imagem. Se a palavra é polissêmica, ela provoca a imagem.
Qual é a diferença entre polissemia homonímia e Paronímia?
A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.
O que é uma palavra Paronímia?
Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.
O que é Heterografica?
Homófonas heterográficas (ou homófonas) - são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) - são as palavras iguais na pronúncia e na escrita.