Quais tipos de manchas devo me preocupar?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Se você tem uma mancha que muda de cor, tamanho e formato, é essencial procurar um médico. Esses sinais sólidos, planos ou mais altos, irregulares, escuros e com mais de uma tonalidade, podem ser o melanoma, um dos tipos mais graves de câncer.

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

Diâmetro. Lesões com 6 milímetros de diâmetro (tamanho da ponta de um lápis), ou maiores, merecem mais atenção. Então, manchas superiores a 5 milímetros, provavelmente são malignas, enquanto as menores são benignas.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

  • Alterações em pintas do corpo. ...
  • Surgimento de pintas na pele. ...
  • Inflamações na pele. ...
  • Lesões e feridas que não cicatrizam. ...
  • Manchas com pigmentação difusa. ...
  • Mudanças na sensibilidade e dor.

Sintomas comuns do câncer de pele
O sinal também pode ser uma mancha persistente, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente.

Área avermelhada, em relevo ou irritada, que pode coçar. Protuberância de cor rósea brilhante, avermelhada, branco perolado ou transparente. Lesão rósea com borda elevada e parte central com crosta. Ferida com sangramento, que permanece aberta durante várias semanas.

Pintas com mais de cinco milímetros devem ser levadas à atenção de um especialista; E: evolução. Pintas saudáveis permanecem com o mesmo aspecto; assim, qualquer alteração no tamanho e na textura deve ser avaliada.

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

  • Melanoma extensivo superficial.
  • Melanoma Acral Lentiginoso.
  • Lentigo maligno.
  • Melanoma do tipo nodular.

Manchas roxas no corpo: alerta
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

Outros sinais que podem indicar câncer de pele
Pequena ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira; Ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira; Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; Verruga que cresce.

Câncer de pele pode ser confundido com lesões comuns ou psoríase.

O cortisol hormônio que se eleva quando estamos sob estresse, estimula os melanócitos, (células da nossa pele que produzem o pigmento melanina) que, quando, produzido de forma excessiva, é responsável pelo aspecto de mancha escura marrom acastanhada: o melasma.

O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno. Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas.

Os hormônios do estresse, como o cortisol, podem desencadear erupções cutâneas, opacidade ou acelerar o envelhecimento e agravar doenças da pele, como eczema e psoríase.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

'Manchas na pele” são alterações da cor habitual da pele de uma pessoa, que se apresentam como lesões pretas, marrom escuro, marrom claro, esbranquiçadas, avermelhadas ou arroxeadas. Tamanho e formato também são extremamente variáveis.

Quem corre mais risco de câncer de pele são as pessoas de pele clara, sensíveis à exposição solar e que têm histórico pessoal ou familiar.

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.