Quais tipos de cama de paciente que existem?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Principais tipos de camas hospitalares e suas funções

  • Cama hospitalar elétrica;
  • Cama hospitalar manual;
  • Cama hospitalar semi-elétrica;
  • Maca hospitalar;
  • Cama hospitalar de baixa perda de ar;
  • Camas de terapia Clinitron;
  • Cama hospitalar PPP.

Quarto duplo solteiro: o twin room contém duas camas de solteiro destinadas a duas pessoas, mas há a possibilidade de oferecer até cinco camas de solteiro.

Cama japonesa
Também chamada de cama baixa, é inspirada nas tradições dos povos orientais, que acreditam que dormir perto do chão garante um sono mais tranquilo. Sua base contém apenas futons e tatames, que podem ser dispostos diretamente no piso ou sobre um estrado.

Significado de Leito
substantivo masculino Móvel em que se deita para repousar ou dormir; a própria cama. Qualquer lugar em que se pode deitar, estender: leito de relva. Cama para transportar doentes; maca: leito de hospital.

É o leito que está em condições de ser ocupado, mas que não está sendo utilizado por um paciente no momento do censo. Termos equivalentes: leito desocupado, leito disponível.

Entre as características que fazem estes colchões serem especiais é a capacidade de controle da pressão que é importante para quem está passando por um processo de cicatrização e ajuda a evitar o aparecimento de feridas na pele por conta do paciente ficar muito tempo deitado na mesma posição.

Leito hospitalar de internação (leito): É a cama numerada e identificada destinada à internação de um paciente dentro de um hospital, localizada em um quarto ou enfermaria, que se constitui no endereço exclusivo de um paciente durante sua estadia no hospital e que está vinculada a uma unidade de internação ou serviço.

Pequeno: tem capacidade de até 50 leitos; Médio: possui entre 51 e 150 leitos; Grande: possui entre 151 e 500 leitos; Porte especial: quando o hospital possui mais de 500 leitos.

tipo II — atendem a pacientes que necessitam de nível de atenção alto; tipo III — atendem a pacientes que necessitam de nível de atenção muito alto. As UTIs devem apresentar leitos com equipamentos e médicos capazes de cuidar desses dois níveis de complexidade.

São os leitos auxiliares destinados à prestação de cuidados pós-anestésicos ou pós- cirúrgicos imediatos a pacientes egressos do bloco cirúrgico e são utilizados até que os pacientes tenham condições de serem liberados para o leito de internação.

Os quartos master superior ou deluxe são os mais completos no hotel tanto em termos de serviço como de acomodações. Geralmente há uma porta que separa os ambientes do quarto e da sala. A metragem costuma ser maior e, por isso, é um apartamento que cabe mais hóspedes com mais conforto.

Quarto Single, ou acomodação única, é o que contém apenas um cama de solteiro, ideal para pessoas que estão viajando sozinhas, o quarto duplo é o que vem acomodado com 2 camas solteiros ou uma cama casal, ideal para pessoas casadas ou que estão viajando juntas, a termologia Apartamento, pode ser utilizada pelo Flat, ou ...

O quarto de solteiro também pode vir com a nomenclatura de “Single Room” ou quarto single, e, como o próprio nome sugere, ele é o quarto indicado para quem viaja sozinho. O tamanho dele pode variar de hotel para hotel, mas, normalmente possui cerca de 8m² a 14m² e com apenas uma cama de solteiro.

Quarto duplo (Habitación Doble)

A cama king size tem 193×203 cm. Ela é considerada a maior cama entre todas as opções. É ideal para casais que gostam de ter um bom espaço para deitar e relaxar todos os dias. Mas, assim como a cama queen, o quarto deve ser grande o suficiente.