Quais tipos de brincadeiras que despertam a afetividade?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

  • 1 - Olhando para o espelho. A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. ...
  • 2 - Mímica. A mímica é uma brincadeira clássica e ajuda a trabalhar as emoções dos pequenos. ...
  • 3 - Pintura e música. ...
  • 4 - Tirar selfies.

Brincadeiras para trabalhar as emoções

  1. Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! ...
  2. Termômetro das emoções. ...
  3. Mímica. ...
  4. Desenhos. ...
  5. Fantoches e bonecos. ...
  6. Espelho da emoção. ...
  7. Copo das emoções.

A contação de histórias é um ótimo meio de estimular a afetividade na Educação Infantil. Desde os primeiros meses de vida, quando começam a frequentar a creche, as histórias podem ser uma atividade válida. Elas têm um papel incrível no desenvolvimento cognitivos e na construção de relação entre educadores e alunos.

Brinquedos Afetivos
Brinquedos que são utilizados pela criança como suporte emocional e que o ajudará a suportar e lidar melhor com a ausência materna, também o ajudará a entender e lidar melhor com a solidão, angústia e ansiedade e devem ser respeitados.

Ofereça palavras, gestos e atitudes de incentivo
O ensino afetivo também passa pelo fortalecimento da autoestima do aluno. Quando um estudante começa a perceber que ele tem mais dificuldades do que os seus colegas, ele muitas vezes tem a autoestima abalada, se julga incapaz de “dar conta”, se acha menos inteligente.

Emoções em um fio. Esta brincadeira sugere que a criança use fios para “encher” garrafas de acordo aos sentimentos que vivenciar durante a semana. Para começar, é preciso escolher uma cor para cada emoção (alegria, tristeza, raiva, medo etc.) e identificar as garrafas/potes com o nome e a cor de cada emoção.

A brincadeira consiste em sortear uma emoção e uma cartinha ligada àquela emoção (as bordas possuem cores diferentes: amarelo para alegria, azul para tristeza, vermelho para raiva, verde para nojo, roxo para medo e rosa para vergonha).

Por isso, os jogos lúdicos são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
...
Coordenação motora

  • Jogos de montagem.
  • Quebra-cabeças.
  • Dominó
  • Massa de modelar.
  • Desenhar.
  • Jogos de equilíbrio.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Ações como brincar, conversar, contar histórias, cantar e passear com as criançashelp_outline são importantes para o desenvolvimento e podem ser uma oportunidade de criar vínculo e demonstrar afeto.

Demonstração de afeto é a forma como se expressa um carinho. É explicitar o afeto sentido através de um gesto, que pode ser um cafuné na cabeça, um beijinho na testa, um abraço, entre tantos outros. Não só humanos demonstram afeto.

Propícia alegria, prazer, bem estar da saúde mental e física . Além de todos os aspectos de bem estar que o afeto nós traz, também auxilia no aprendizado, pois quando o professor realiza sua tarefa com carinho leva o aprendente a ter melhores resultados, pois a afeição contribuição para a memória e a cognição.

Abra espaço para o diálogo
A melhor forma de construir um vínculo afetivo duradouro com os filhos é a partir de um canal de diálogo aberto e acolhedor. Para isso, além de falar com a pessoa que você ama, também é fundamental se abrir para a escuta empática, sem julgamentos.

A memória afetiva surge através de elementos sensoriais e emocionais. É quando sons, cheiros, sabores e cores nos lembram de algo especial e ajudam a construir a nossa história.

Estas memórias surgem sempre quando nos deparamos com algo que faz este resgate. Os responsáveis por trazer essas lembranças à tona podem ser ambientes, cores, um cheiro, um acontecimento, uma brincadeira e até uma viagem. Isto é o que chamamos de memória afetiva.

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.