Quais tipos de auréola?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Existem quatro principais tipos de mamilos: protusos, invertidos, planos e compridos. O conhecimento em relação às particularidades relacionadas ao mamilo ajuda a mãe a se preparar para a chegada do bebê.

A razão para ter uma aréola maior ou aréola proeminente do que o habitual pode ser congênita ou alongamento dos tecidos mamários, seja por um aumento significativo no peso, após a maternidade ou amamentação, ou por ter uma pele muito solta.

Tipos de seios: descubra qual é o seu!

  • Tipos de seios: mamas pequenas.
  • Tipos de seios: mamas médias.
  • Tipos de seios: mamas grandes.

Existem quatro principais tipos de mamilos: protusos, invertidos, planos e compridos. O conhecimento em relação às particularidades relacionadas ao mamilo ajuda a mãe a se preparar para a chegada do bebê.

A Pétala possui bicos mais parecidos com a mama da mãe, portanto, indicamos a Pétala. Qual mamadeira comprar no enxoval?

O mamilo fica invertido quando surge um tumor retroareolar, ou seja, atrás da aréola. Assim como pode ocorrer em qualquer parte do restante da pele da mama, este tumor pode repuxar a pele da aréola e fazer com que haja a inversão do mamilo.

Alteração na textura da pele da mama
A pele fica mais “enrugada” porque o tumor pode exercer uma tração nos tecidos internos da mama, o que deixa a pele com essa aparência. Importante: essa alteração pode significar flacidez resultante de uma grande perda de peso ou do passar da idade.

Como perceber se tem mamilos planos ou invertidos
Os mamilos planos1 não ficam muito salientes em relação à aréola (a zona mais escura que os rodeia), mesmo quando estimulados. Um mamilo invertido faz uma covinha para dentro no centro. Pode ter este aspeto sempre, ou apenas quando é estimulado.

A localização anatômica do CAM é no ponto de maior projeção da mama, sendo a aréola uma estrutura redonda com, em média, 4 cm de diâmetro. A aréola apresenta um padrão de cor que varia do rosa ao marrom, dependendo do tom de pele.

Os pêlos ao redor dos mamilos são muito comuns. Não há motivos para se sentir estranha ou diferente com isso, afinal, quase todo o corpo humano é coberto de pêlo, por que haveria o peito de ser excepção? Aquilo a que as pessoas chamam de "pêlos no mamilo" geralmente aparecem na aréola e não no mamilo em si.

A pele da papila mamária e da aréola é rica em melanócitos (células produtoras de melanina) e, consequentemente, é tipicamente mais escura que a pele que recobre o restante da mama: o escurecimento subsequente ocorre durante o segundo mês de gestação, e posteriormente persiste em um grau variável.

Ela apresenta forma, geralmente, semiesférica, é revestida por uma pele lisa e é formada por tecido epitelial glandular, tecido conjuntivo e tecido adiposo. Na região central, é possível observar a aréola e o mamilo. A aréola possui aspecto circular e coloração diferente do restante da mama.

Etiologia das massas mamárias
Mamas têm uma textura nodular e densa e são frequentemente sensíveis quando palpadas. As mamas podem parecer pesadas e desconfortáveis. As mulheres podem sentir dor em queimação nas mamas.

Embora polêmica, a “amamentação” de homens adultos é mais comum do que parece. Existem sites como o dreamsofmilk e lactation.

O tamanho das aréolas e mamilos estão relacionadas muitas vezes a fatores genéticos, aumento de peso, a alterações hormonais na gravidez, amamentação e maternidade.

A mudança de cor da aréola, na maioria dos casos, se dá devido a uma causa biológica ou hormonal, desaparecendo após o término das alterações. Porém, enquanto se está no período de mudanças, existem alguns cuidados que podem ser tomados para ajudar a clarear e hidratar os mamilos.

Os bicos de bebê mais indicados são os bicos de silicone, pois são mais macios e flexíveis. Além disso, os bicos de silicone têm um formato arredondado que se adapta melhor ao formato da boca do bebê.

Basicamente, a diferença principal entre as duas é que o bico para mamadeira Avent Pétala é mais tecnológico, pois tem um formato parecido com o bico do peito da mãe, o que torna a adaptação à mamadeira mais fácil para o bebê, e aumenta sua sensação de conforto e segurança.

Como escolher o bico? Existe uma enorme variedade de bicos no mercado, o que pode ser muito confuso na hora de escolher uma para o seu bebê. Em geral, os bicos de mamadeira são feitos de látex ou silicone. O látex é mais macio e flexível, mas se desgasta mais rapidamente e alguns bebês são alérgicos a ele.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O que causa um nódulo na mama
Apenas 0,1 a 0,3% dos casos evoluem para câncer. Embora sejam mais comuns em mulheres, os nódulos também podem surgir nos homens. O principal sinal é a presença de um nódulo endurecido na região da aréola, a pele em torno dos mamilos, especialmente em apenas uma das mamas.