Quais tipos de atividades podem ser terceirizadas?
Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O que são atividades terceirizadas?
Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.
O que é terceirização e quais situações são permitidas?
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
O que descaracteriza a terceirização?
A presença de subordinação pessoal ou estrutural de trabalhador intermediado em relação à empresa contratante descaracteriza a prestação de serviço, ensejando reconhecimento de vínculo de emprego com o tomador dos serviços (Art. 9º da CLT).
É possível terceirizar qualquer tipo de atividade?
Hoje, qualquer atividade poderá ser terceirizada, incluindo a atividade-fim da empresa. Não há mais dúvida pois a própria Lei agora prevê essa possibilidade: “Art. 4o-A.
Quais atividades são consideradas um serviço?
São exemplos de prestação de serviços as atividades de transporte, educação, alimentação, telecomunicações, saúde, beleza, marketing, advocacia, tecnologia da informação, entre outras áreas essenciais.
Quais atividades são passíveis de terceirização no serviço público?
Bons exemplos de atividades-meio são aquelas do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção predial e de equipamentos, recepção, terceirização de portaria, etc.
Quem são os trabalhadores terceirizados?
O trabalhador terceirizado é contratado por regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) pela empresa que presta serviços a outras. Na prática, isso significa que é contratado por uma, mas pode atuar em seus clientes.
O que diz a CLT sobre a terceirização?
Segundo a legislação trabalhista, o funcionário terceirizado não pode ser empregado conforme os componentes que definem o vínculo trabalhista, sendo eles a pessoalidade, a subordinação, a onerosidade e a habitualidade.
Qual a diferença entre trabalho temporário e terceirização?
Enquanto no Trabalho Temporário a ETT disponibiliza trabalhadores para a empresa utilizadora, na Terceirização a intermediação é feita de empresa para empresa. Neste caso, trata-se de um tipo específico de serviço, executado por organizações e pessoas especializadas e com prazo indeterminado.
O que é permitido terceirizar?
Atualmente, a lei permite a contratação de terceirização de serviços para todas as atividades-meio da empresa. Por outro lado, proíbe-se a terceirização da atividade-fim. Atividade-fim é aquela para a qual uma empresa existe. No caso de um restaurante, vender comida, no de uma banco, prestar serviços financeiros.
Quando é permitido a terceirização?
A terceirização é permitida para qualquer atividade e em todos os setores.
Quem pode fazer terceirização de serviços?
Possibilidade de terceirização de qualquer atividade
A partir da implementação da legislação da terceirização, praticamente qualquer atividade pode ser exercida por terceiros, independente se a atividade terceirizada é principal ou secundária.
Quais os principais motivos para terceirização de serviços?
7 motivos para terceirizar os serviços na sua empresa
- Melhor controle de custos de capital. ...
- Foco no core business. ...
- Garantia de que a atividade não será interrompida. ...
- Redução de custos de mão de obra. ...
- Controle financeiro. ...
- Economia de tempo. ...
- Começar novos projetos imediatamente.
Pode ser terceirizada a atividade-fim E a atividade-meio?
Com a mudança nas leis e a nova reforma trabalhista, o empregador ganhou uma nova oportunidade de terceirização. De acordo com a Lei 13.429, de 2017 o gestor da empresa pode contratar funcionários terceirizados para sua atividade-fim, não somente para a atividade-meio.
É possível terceirizar a atividade-fim da empresa?
É possível terceirizar a atividade-fim? Sim, a atividade fim pode ser terceirizada desde a última reforma trabalhista. Na terceirização atividade fim, a empresa delega a contratação de profissionais especializados a outra, que atua na realização de processos seletivos e treinamento dos colaboradores.
Como trabalhar com terceirização de serviços?
Passo a passo da terceirização: como terceirizar uma área da sua empresa?
- Avalie as necessidades da seu negócio. ...
- Pesquise sobre a empresa terceirizada. ...
- Escolha a empresa terceirizada ideal. ...
- Especifique os objetivos e delimite os profissionais. ...
- Faça um contrato de nível de serviços. ...
- Monitore a terceirização e dê feedbacks.