Quais tintas não contém chumbo?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Vollo

  • Fmiligrama.
  • Almanati.
  • Merial.
  • Ibasa.
  • Integralmédica.
  • Giorgio Armani.

Para saber se um produto contém chumbo não espere encontrar em informação na embalagem. Um cosmético pode conter chumbo e o metal não estar presente na lista de composição, até porque ele não é considerado um ingrediente, e sim um contaminante.

As tinturas para cabelo, principalmente as de uso caseiro, são os cosméticos com a maior concentração de chumbo (um metal redox). O uso excessivo desse produto, a longo prazo, pode causar danos ao couro cabeludo e aos fios, podendo ressecar, perder o brilho, criar pontas duplas e gerar a descamação do couro cabeludo.

Tinta sem amônia agride menos o cabelo? Sim, a tinta sem amônia não danifica a fibra capilar. A amônia é um composto químico muito usado nas tinturas de cabelos, porque ela é responsável por abrir a fibra capilar para que a pigmentação da coloração possa adentrar o fio e durar por muito mais tempo.

acetato de chumbo

O acetato de chumbo é um componente utilizado frequentemente no desenvolvimento de cosméticos, mais especificamente em tinturas para pintar cabelos.

A Natucor além de não possui o chumbo, a água oxigenada, e a amônia em sua composição, também é uma tintura vegana e não testada em animais, sendo perfeita para quem deseja se revelar naturalmente, mas sem abrir mão de uma vida saudável, tendo sintonia com o que é natural.

Ele caracteriza-se por ser um metal pesado, tóxico e maleável. Em temperatura ambiente, o chumbo é encontrado no estado sólido, com coloração branco-azulada e, em contato com ar, torna-se acinzentado. Em sua forma elementar, o chumbo raramente é encontrado na natureza.

Os batons da Mary Kay são os únicos do Brasil (a preço acessível) que NÃO contém chumbo na sua composição. O Chumbo é um metal pesado altamente tóxico, muito usado como fixador. Apesar de não possuir chumbo, a fixação do batom da MARY KAY é excelente. Nunca usados, novos.

Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões. Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração.

Uma opção é utilizar produtos de cores mais claras, pois contém menos químicos em sua composição em relação às tintas com cores mais vivas. Outra alternativa mais segura, é aplicar produtos naturais, como a henna ou tinturas vegetais e de preferência hipoalergênicos.

Elementos como o chumbo são considerados metais pesados, que além das tinturas estão presentes em muitos outros cosméticos. Na tinta de cabelo, o chumbo pode ser encontrado na forma de acetato de chumbo.

Por motivos estratégicos ligados à disponibilidade de materiais no mercado brasileiro, a liga Ca/Zn tem sido a mais aproveitada para substituir o chumbo. Hoje ela é usada em 86,8% das aplicações no mercado nacional.

O organismo acumula chumbo durante toda a vida e o libera de forma extremamente lenta, devido à sua grande afinidade pelo sistema ósseo. Conseqüentemente, após uma única exposição, o nível de chumbo no sangue de uma pessoa pode retornar ao normal e, no entanto, o conteúdo corpóreo total pode ainda ser elevado.

O vinagre de maçã ajuda na remoção de metais pesados e resíduos químicos como ceras inorgânicas, parafina e silicone dos fios. Esses resíduos pesam os fios deixando os opacos e sem brilho.