Quais temperos têm glutamato?

Perguntado por: gxavier . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O glutamato monossódico pode ser encontrado em ketchups, mostardas, molhos/temperos/caldos industrializados, sopas instantâneas e até no famoso ajinomoto.

O Glutamato monossódico (MSG) é um aminoácido não essencial que funciona como aditivo alimentar. Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.

Um tempero popular e intensificador de sabor, MSG, ou glutamato monossódico, é a forma mais pura de umami, o quinto sabor. O MSG (glutamato monossódico) é amplamente usado para intensificar e melhorar os sabores umami em molhos, caldos, sopas e muitos outros alimentos.

Para neutralizar os sintomas do MSG, suplementos naturais podem ser ingeridos e uma reeducação alimentar feita para limpar e reequilibrar o organismo. Conheça os benefícios de alimentos nutritivos e as suplementações certas no site da QuantumBIO.

O glutamato também pode ser liberado excessivamente quando há trauma cerebral, falta de oxigenação, convulsões ou outras situações estressantes para o sistema nervoso.

Para substituir os caldos prontos, a especialista Jacqueline Moura indica o uso de legumes, verduras, cebola, alho, coentro, cebolinha, salsa e pimentões.

Além disso, observou-se que uma grande variedade de efeitos colaterais ocorreu em maior frequência no grupo MSG, incluindo:

  • Mandíbula dolorida.
  • Náusea.
  • Fadiga.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de estômago.
  • Tontura.
  • Pressão no peito.

Os condimentos naturais devem ser utilizados como substitutos para a maioria dos temperos prontos. Por isso, as especiarias naturais como orégano, alecrim, manjericão, manjerona e salsinha desidratadas são indicadas para uso no preparo de refeições, junto ao sal.

Ao invés de usar 1 colher (chá) de sal para temperar uma panela de arroz, por exemplo, combine 1/2 colher (chá) do tempero com 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico: o alimento já ficará com 25% menos sódio e com o mesmo sucesso que faria ao paladar se fosse feito apenas com sal.

O glutamato monossódico também pode ajudar a harmonizar os sabores de suas receitas equilibrando a acidez e o amargor presentes em alguns alimentos. Além de ter o glutamato tem a propriedade de ajudar na digestão, estimulando a salivação e a sensação de saciedade.

O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.

A excitação prolongada é tóxica para as células nervosas e neurobiólogos reconhecem que o glutamato pode causar danos quando as mensagens são devastadoras, como acidente vascular cerebral-AVC ou epilepsia. A toxicidade do glutamato é aparentemente causada pela inundação de cálcio na célula.

Contudo, também é o aminoácido mais abundante na dieta, estando presente em alimentos como os queijos, carnes, tomates e cogumelos, lhes conferindo o sabor Umami, considerado como um dos cinco sabores básicos detectados pelo paladar – os demais sabores são o doce, salgado, azedo e amargo.

MSG é adicionado aos alimentos antes ou durante o cozimento. Adicione-o junto com o sal, pimenta e outros temperos. Utilize cerca de 1 colher de chá de MSG por quilo de carne. Para 4-6 porções de sopa e legumes, ½ colher de chá de glutamato monossódico é suficiente.

O glutamato desempenha um papel na indução de apoptose e estresse oxidativo, enquanto a glutamina desempenha um papel no metabolismo miocárdico e exerce potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios na circulação, induzindo a expressão de heme oxigenase-1, proteínas de choque térmico e glutationa.

Em longo prazo, o consumo de glutamato monossódico pode causar alterações na memória, no comportamento e na cognição. Alguns distúrbios metabólicos também estão relacionados ao consumo desse elemento, como a obesidade e o diabetes.

Como fortalecer o sistema nervoso?

  1. Inclua atividades físicas diárias. ...
  2. Durma bem. ...
  3. Adquira hábitos alimentares saudáveis. ...
  4. Aromaterapia. ...
  5. Exponha-se ao sol. ...
  6. Faça atividades relaxantes.

AJI-NO-MOTO®, o verdadeiro gosto umami, realça o sabor natural dos alimentos, sem salgar. É feito a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima natural e pode ser utilizado no preparo ou na finalização, deixando sua receita muito mais gostosa. Use em carnes, legumes, grãos e muito mais!

O Caldo Sazón® ainda é mais prático do que os caldos em cubo, já que ele é um caldo em pó. Isso quer dizer que o Caldo Sazón® se dissolve rapidinho nas receitas. Além disso, ele também é zero gordura: deixa as suas receitas mais leves!

Veja opções que podem fazer a diferença:

  1. Cebola e alho. É a dupla mais popular da cozinha brasileira, que é fácil de encontrar e pode ser usada em quase todos os pratos salgados. ...
  2. Pimentas. ...
  3. Coentro. ...
  4. Cúrcuma ou açafrão. ...
  5. Orégano. ...
  6. Hortelã ...
  7. Páprica.

Mito! Diversos órgãos reguladores do mundo atestaram o glutamato monossódico (MSG) como um produto seguro e não há comprovação de que ele cause vício ou qualquer outro tipo de dano à saúde.