Quais temas podem ser trabalhados na educação infantil?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

É na Educação Infantil que as crianças conhecem o alfabeto, vogais e consoantes, e podem aprender até mesmo montar pequenas sílabas. Aqui elas também desenvolvem interesse por leitura com as histórias que são lidas durante as atividades, além de treinarem a escrita com as atividades do alfabeto.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura.

Assim, os conteúdos de aprendizagem são divididos em factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os factuais e conceituais fazem referência ao que se deve aprender, os procedimentais se importam com os modos que se deve agir, enquanto que os atitudinais são dedicados a como o cidadão deve ser.

Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.

A criança deve explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza, dentro e fora da escola. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre artes, escrita, ciência e tecnologia.

A grade curricular da Educação Infantil envolve 8 disciplinas. São elas:

  • Linguagem oral e Escrita.
  • Matemática.
  • Natureza e sociedade.
  • Musicalização.
  • Artes.
  • Educação Física/Movimento.
  • Teatro.
  • Psicomotricidade.

O educador também é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade.

3- O Eixo Temático, em todos os documentos, poderia ser reservado como o item de aproximação com o conteúdo do trabalho atual do professor, onde ele se reconheceria. Os documentos que fazem quase isso, na minha opinião, são os de Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática.

Eixo 1: Linguagens, Educação Visual e Interdisciplinaridade. Eixo 2: Educação Matemática e Interdisciplinaridade. Eixo 3: Educação em Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade. Eixo 4: Educação em Ciências Humanas e Interdisciplinaridade.

Pinturas a dedo, criação de fantoches, teatros, danças e contação de histórias são atividades que costumam fazer parte do dia a dia de quem está na pré-escola.

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

Os temas transversais são importantes porque estão presentes em todos os aspectos da vida e, portanto, devem ser abordados de forma integral. São eles que promovem o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e permitem que o indivíduo construa um pensamento crítico sobre a realidade.

Trata-se de uma perspectiva metodológica que procura fazer com que o aluno indague, questione e se envolva na construção do conhecimento por meio de casos e temas que o instigue a pensar.

Na década de 1990, os Temas Transversais eram recomendações de assuntos que deveriam ser abordados nas diversas disciplinas, sem ser uma imposição de conteúdo.

Como trabalhar como os Temas Transversais em sala
Para isso, o professor pode buscar conteúdos planejados para sua própria disciplina, buscando mapear quais os TCTs que podem ser transversalizados ou trabalhados por eixos temáticos, explica a diretora Ana.