Quais tatuagens reprovam na polícia?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime. Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.

A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...

Ou seja, as tatuagens que violam os princípios constitucionais são aquelas com palavrão, referência a algum crime ou um símbolo que ofenda grupos, por exemplo, a suástica.

Sim, policiais podem ter tatuagem, de acordo com o entendimento do STF, que prima pela igualdade, pela liberdade de expressão e pelo mandamento constitucional de que restrições e requisitos editalícios devem ter por fundamento a lei em sentido formal e material.

O Edital não diz nada sobre piercings especificamente, mas vamos tomar por base algo bem próximo: os alargadores. O uso de alargadores dentro da Polícia Militar é motivo de inaptidão. Caso você, candidato, possua o indicado é que você retire e se necessário passe por uma cirurgia reparadora.

Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis.

A tatuagem de arame farpado é outro símbolo comumente associado ao mundo do crime. Essa tatuagem é frequentemente vista como um sinal de resistência e rebeldia, e pode ser usada para indicar que a pessoa tatuada já foi presa ou cumpriu pena de prisão.

Proibição de tatuagem a candidato de concurso público é inconstitucional, decide STF. Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão desta quarta-feira (17), julgou inconstitucional a proibição de tatuagens a candidatos a cargo público estabelecida em leis e…

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.

A nova lei também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço. A justificativa para a lei é que as tatuagens podem comprometer a segurança de operações militares. A proposta gerou polêmicas por possível “ofensa à liberdade de expressão”.

Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime. Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.

Borboleta. Outro animal associado ao espírito de liberdade é a borboleta, capaz de compor desenhos muito delicados e cheios de charme. Outro possível significado atribuído à tatuagem de borboleta é o de transformação, o que também tem tudo a ver com conquistar a sua própria liberdade.

A tatuagem no braço direito está relacionada com a força yin na tradição oriental, relacionado com o lado feminino. Para o homem, esse lado representa a mãe e as mulheres de sua vida. Uma tatuagem no braço esquerdo representa a força yang, sendo o lado emocional mais forte, ligado ao coração.

História da faca na caveira
Foi quando um soldado, num gesto de indignação, tirou uma adaga de seu uniforme e cravou uma faca em cima de um dos crânios, bradando a todos que a vida, naquele momento, venceu a morte. Dessa forma, a faca na caveira nasce significando a vitória sobre a morte.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.296, de 2022, que proíbe o ingresso na Marinha de pessoas com tatuagens que façam alusão a "ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas", ou a violência, criminalidade, ato libidinoso, discriminação e preconceito de raça, sexo ou credo.

Você sabe o significado da expressão: Faca Na Caveira? Muitos acreditam que esse símbolo é uma apologia à morte, mas o significado é o contrário: VITÓRIA SOBRE A MORTE. Uma das histórias mais usadas para explicar esse símbolo nos remete à Segunda Guerra Mundial.

A polícia não pode dar baculejo, enquadro ou geral — como são conhecidas popularmente as abordagens ou “buscas pessoais” feitas pelos agentes públicos — apenas baseada nas impressões do policial sobre a aparência ou “atitude suspeita” de alguém, conforme decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça.