Quais talentos Eu preciso desenvolver?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Acompanhe a seguir e confira sete habilidades do profissional do futuro que vale a pena desenvolver!

  1. Inteligência emocional. ...
  2. Flexibilidade cognitiva. ...
  3. Criatividade. ...
  4. Resolução de problemas complexos. ...
  5. Habilidade em tecnologia. ...
  6. Capacidade de liderar. ...
  7. Pensamento crítico.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

As habilidades podem ser assim classificadas: Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem. Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão. Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.

O conceito de Talento Natural, com base nos estudos do Gallup Institute, trata de um padrão natural e recorrente de pensamento, sentimento e comportamento. Nossos talentos naturais são os filtros, as lentes através das quais nós enxergamos e experienciamos a realidade.

Procure seus pontos fortes e fracos.
Uma maneira de pensar sobre o talento é refletir sobre sua habilidade natural de fazer determinada coisa, executando atividades específicas com certa facilidade. Você também pode definir talento como a habilidade de superar certo obstáculo.

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

Os talentos são capacidades que se demonstram em inclinações e predileções. Já os dons do Espírito Santo vêm de algo sobrenatural, como a sabedoria, piedade, fé, cura, entre outros. De acordo com Jo (4, 24) “Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.

Talentos são aqueles profissionais que já estão alinhados à cultura organizacional de onde trabalham. Eles se diferenciam com o seu senso de responsabilidade e também por meio de suas competências e desempenho.

Portanto, identificar e desenvolver talentos é fundamental para aumentar nosso bem-estar, felicidade e performance. Ao trabalharmos nossas forças e qualidades, empregando-as no dia a dia, podemos ser mais eficazes, eficientes e felizes.

“O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

Para identificar os seus próprios pontos de melhoria é necessário ter autoconhecimento. Com o autoconhecimento podemos identificar quais características nossas precisam ser mudadas ou aprimoradas. Além disso, com o desenvolvimento do autoconhecimento podemos também respeitar e saber os nossos próprios limites.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

As pesquisas, lideradas pelo psicólogo Donald Clifton com o instituto de pesquisas Gallup, conceberam um total de 34 talentos humanos.

Depois de muito estudo, descobriram que existem, basicamente, 34 tipos de talentos diferentes e que cada pessoa domina cinco dessas características.

a diferença entre talento e habilidade é um dos conceitos mais incompreendidos por aquelas pessoas que querem se. sobressair que tem sonhos que querem fazer coisas o talento você já tem. natural já habilidade é o que você pode adquirir com muito tempo e esforço os nossos conhecimentos e.

Mas, afinal, como descobrir o que somos boas fazendo?

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

1. Que tem muito talento; CAPACITADO; COMPETENTE; CRIATIVO; ENGENHOSO; INTELIGENTE: "Tertuliano és um rapaz formoso!/ És simpático, és rico, és talentoso!" (Artur Azevedo, "Velha anedota", in Sonetos.)) [ Antôn.: incompetente, inepto, obtuso. ] [Pl.: ó.]

Os pontos fortes de uma pessoa são as qualidades e habilidades que ajudam a criar uma relação saudável com as outras pessoas e consigo mesma. Cada pessoa é única, tendo pontos fortes e fracos.