Quais sobrenomes tem direito à cidadania portuguesa?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Na verdade, não existe uma lista oficial que indique quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa. Mas o fato de possuir um sobrenome com origem em Portugal pode ser um sinal de que você tenha possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por descendência – isto é, por descender de um cidadão português.

Apesar de não ser possível obter dupla cidadania apenas com o sobrenome, esse pode ser o passo inicial na sua busca por ascendentes europeus na família. O primeiro passo é descobrir se o seu sobrenome realmente é de origem europeia, e, a partir disso, verificar se possui um ancestral europeu em sua família.

Busca em cartório
Você deve analisar as certidões de nascimentos e, também, de casamentos, pois eles são sempre requisitados no processo de cidadania portuguesa. Além disso, é por meio deles que se pode descobrir sua descendência de um nacional português.

Para começar, a resposta é simples e positiva: não há limite de gerações para que você tenha direito à sua cidadania italiana. É claro que existem algumas condições. A principal delas é que o seu ascendente direto não pode ter se naturalizado brasileiro, pois isso invalida o processo de cidadania italiana.

É possível solicitar pelo site das Conservatórias do Registro Civil, das Lojas do Cidadão ou do Instituto dos Registos e do Notariado, recebendo a via impressa por e-mail. O valor pode ser em torno de 20 euros, dependendo do número de páginas, cópias e da situação.

Uma das dúvidas que surge é: quantas gerações podem pedir a cidadania portuguesa? A lei da Nacionalidade Portuguesa não estabelece limites de gerações, ou seja, você pode ser trineto de português, que ainda assim terá direito à dupla cidadania.

Cidadão português pode morar nos Estados Unidos? Sim, desde que não ultrapasse 90 dias. Caso contrário, é necessário solicitar um visto de residência para os Estados Unidos.

Casa de Bragança-Saxe-Coburgo-Gotha (Ramo Constitucional)
Maria Pia de Bragança junto dos membros da Família Real da Casa de Bragança-Saxe-Coburgo-Gota.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Para conseguir a cidadania europeia é necessário reunir os documentos comprobatórios de descendência, casamento ou nascimento do país europeu em questão. Depois, é preciso ir à Embaixada ou ao Consulado do país.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

Um dos sites mais avançados para a busca de informações para encontrar as origens e o sobrenome, é o MyHeritage. São 105 milhões de usuários no mundo todo, 2,5 bilhões de árvores genealógicas, 9,7 bilhões de registros históricos e 42 idiomas diferentes. O site disponibiliza um recurso chamado “DNA Matching”.

Você conhece a origem do seu sobrenome? No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

É preciso procurar a Conservatória, em posse de todos os documentos citados, preencher o formulário fazendo o pedido de cidadania portuguesa, juntar a documentação e pagar uma taxa de 250 (Euros). Na Conservatória, você receberá um número de registro e poderá acompanhar seu pedido pelo site que será informado.