Quais sobrenomes tem direito à cidadania italiana?

Perguntado por: eperes9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações. É o que chamamos cidadania italiana jus sanguinis, o direito por sangue à cidadania transmitida, por lei, do antenato italiano a todos os seus descendentes em linha reta.

Se a sua família não tiver informações precisas vale a pena fazer uma busca dos seus sobrenomes e daqueles de seus pais e avós para saber se são de origem italiana. Para pesquisar os sobrenomes italianos, vale dar uma olhadinha no site Cognomix. Ele está em italiano, o que pode dificultar um pouco a navegação.

Assim, se você possui um sobrenome que não seja italiano, mas consegue demonstrar esse vínculo com o italiano que emigrou ao Brasil, você tem direito sim à cidadania italiana. São inúmeros Silva, Pacheco, Santos, dentre outros, que possuem a cidadania italiana, mesmo com esses sobrenomes.

Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália.

Caccini

19. Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Para conseguir a cidadania europeia é necessário reunir os documentos comprobatórios de descendência, casamento ou nascimento do país europeu em questão. Depois, é preciso ir à Embaixada ou ao Consulado do país.

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

A Constituição Italiana determina que filhos de italianos, mesmo nascidos em território estrangeiro e sem o sobrenome italiano, são cidadãos italianos desde o nascimento.

Quanto custa a cidadania italiana? Os gastos variam conforme o tipo de pedido e a documentação. Em média, podem variar entre R$ 10 mil e R$ 40 mil.

Para começar, a resposta é simples e positiva: não há limite de gerações para que você tenha direito à sua cidadania italiana.

Falta de Certidões
A ausência de uma certidão de nascimento ou casamento impede o direito ao reconhecimento da cidadania italiana. As certidões de óbito também são obrigatórias quando o processo é feito no Brasil. Alguns Comuni italianos não exigem as certidões de óbito.

Como emitir a CNN e utilizar para Cidadania italiana
A CNN é solicitada online no site Ministério da Justiça pela internet. O serviço é gratuito. O processo de cidadania italiana exige que todas as variações de nomes e sobrenomes do ascendente italiano sejam apresentadas na Certidão Negativa de Naturalização.

Esse impedimento pode acontecer dependendo de quando seu antecessor se naturalizou brasileiro. Por exemplo: Se a naturalização ocorreu antes do italiano atingir a maioridade, ele não poderá mais transmitir a cidadania italiana; porém. Se ela se deu após a maioridade, é possível sim transmitir a dupla cidadania!

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

Um dos sites mais avançados para a busca de informações para encontrar as origens e o sobrenome, é o MyHeritage. São 105 milhões de usuários no mundo todo, 2,5 bilhões de árvores genealógicas, 9,7 bilhões de registros históricos e 42 idiomas diferentes. O site disponibiliza um recurso chamado “DNA Matching”.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Neste artigo, vamos listar os 5 países onde é mais difícil obter a cidadania.

  • Áustria. A Áustria é um dos países da União Europeia com leis mais restritas no que toca à obtenção de cidadania, e com processos mais longos e complexos. ...
  • Alemanha. ...
  • Japão. ...
  • Suíça. ...
  • Estados Unidos da América.