Quais sintomas de músculo inflamado?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

A inflamação muscular pode se manifestar por diversas razões, chamada de miosite viral, infecciosa ou autoimune. Inclusive, alguns tipos atingem órgãos e articulações. Os sintomas vão além da dor e da fraqueza muscular progressiva: podem aparecer manchas na pele, febre e outras manifestações clínicas.

Por isso, é muito comum que sentir o incômodo apenas no dia seguinte. Outra característica desse tipo de dor é o pico de intensidade entre 24 horas a 72 horas. Esse prazo de 3 dias costuma ser o tempo total de duração da dor muscular em cenários de esforço físico.

Na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Torções e distensões também são causadoras da dor nos músculos.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

A dor muscular pode atingir várias partes do corpo, mas as mais comuns são as costas e as pernas.

Às vezes, pode ser apenas uma dor muscular depois um treino mais pesado, por outras, pode ser um aviso de uma lesão, provocada por sobrecarga. Mas, começando pelas principais diferenças, a de uma lesão é sobre o tempo, uma dor muscular pode desaparecer em até 72 horas, já a lesão pode perdurar por muito mais tempo.

Sintomas. Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Os sintomas de fraqueza muscular incluem redução de força, cansaço após atividades, dificuldades em levantar objetos e dor, além de dor nas costas, tontura e alterações na fala ou visão.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.

Qual o relaxante muscular mais usado? Entre os relaxantes musculares mais usados estão: o carisoprodol (mioflex), orfenadrina (dorflex, ana-flex), ciclobenzaprina (miosan) e tizanidina (sirdalud).

O tempo de recuperação varia de 4 a 6 semanas. Necessita de reabilitação intensa por períodos de até quatro meses. O paciente pode permanecer com algum grau de dor por meses após o tratamento da lesão.

Os anti-inflamatórios e relaxantes musculares atuam de maneiras diferentes. O anti-inflamatório age combatendo inflamações e o relaxante muscular age suavizando as tensões destacadas no corpo, mas ambos diminuem as dores.

Há alguns critérios que apontam a necessidade de uma consulta médica. Se a dor persistir além de 3 dias, é aconselhável procurar a opinião de um médico especializado em dor. Além disso, outros critérios para a necessidade de avaliação médica, são: Dor intensa inexplicável.

A tensão muscular é aquele incômodo ou dor causados pelo excesso de tônus muscular. É uma contração excessiva de um músculo, que leva à dores no local, dificultando o movimento e até mesmo o relaxamento após o momento de estresse.