Quais sinais de envelhecimento aos 40 anos?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

“Aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade como, rugas, pés de galinha, bigode chinês e manchas”, conta Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa. Com a perda de colágeno e da elastina, a pele tende a perder firmeza, tônus e existem também alterações no nível de hidratação.

Com o passar da idade, a pele tende a perder firmeza, tônus e hidratação, exigindo atenção especial e diária. Dermatologistas aconselham algumas etapas de cuidados com a pele aos 40 anos: limpeza, hidratação intensa, proteção solar, esfoliação leve e tratamento para os sinais de envelhecimento.

É a partir dos 25 anos que a pele do rosto começa a demonstrar esses temidos sinais de envelhecimento, e nessa idade, a melhor dica é preveni-los diariamente. Descubra quais são os primeiros a aparecer no rosto e aprenda a combatê-los!

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz.

Praticar atividades físicas, não fumar, manter o peso ideal de acordo com a idade e altura, evitar comidas gordurosas e com muito sal. Tudo isso ajuda a manter o bom funcionamento do organismo por um período prolongado e a prevenir diversos problemas de saúde, como diabetes do tipo 2, infarto e câncer.

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

Assim, podemos dizer que os indivíduos envelhecem de formas muito diversas e, a este respeito, podemos falar de idade biológica, de idade social e de idade psicológica, que podem ser muito diferentes da idade cronológica (Fontaine, 2000).

As 4 dimensões:

  • I.Biológica. Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. ...
  • II.Cronológica. Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. ...
  • III.Psíquica. ...
  • IV.Sociocultural.

Manter uma rotina de limpeza e hidratação diária também é fundamental e uma dica de ouro de como deixar o rosto mais jovem. Maquiagem, poluição e outros fatores externos, como a incidência de luz solar, são atributos que interferem na saúde e na textura da pele.

Com o envelhecimento, o nosso corpo diminui a produção dessa importante proteína, por isso, sua suplementação pode ser muito eficaz. Os suplementos da Naära, Maxinutri e Sanavita são reconhecidos pela qualidade e com tantas opções fica difícil escolher o colágeno ideal.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial.

Para atrasar os primeiros sinais do envelhecimento das células, você pode consumir alimentos ricos em flavonoides — como o chá verde e a beterraba —, em carotenoides — como o mamão, a laranja e a cenoura —, e em zinco — que você encontra em peso nos frutos do mar.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Alimentos que você deve evitar depois dos 40 anos

  • Pão branco. ...
  • Refrigerante na lista do que evitar depois dos 40 anos. ...
  • Doces zero açúcar. ...
  • Embutidos. ...
  • O que evitar depois dos 40 anos: margarina. ...
  • Iogurte com sabor.

Tanto yoga quanto o pilates são recomendados para pessoas acima de 40 anos. Durante a prática o equilíbrio, a flexibilidade e a força são trabalhados. Dessa forma, a saúde mental também é beneficiada, visto que essas atividades melhoram os sintomas de ansiedade, promovendo o bem-estar no geral.

Dicas para ganhar massa muscular depois dos 40 anos

  1. A importância do treino. ...
  2. Fique de olho nos exercícios de cardio (aeróbicos) ...
  3. Dê a atenção devida ao consumo de proteínas. ...
  4. Não pule a refeição pós-treino. ...
  5. Se mantenha longe de estresses. ...
  6. Mantenha bons níveis de testosterona. ...
  7. Organize a alimentação.

Conheça quais são as 7 quedas do envelhecimento:
-Queda da ponta nasal; -Queda do sulco nasogeniano; -Queda da comissura labial; -Queda do músculo platisma.