Quais setores econômicos o Brasil é dependente?

Perguntado por: ioliveira5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Agricultura - é baseada no plantio de alimentos em propriedades de diferentes tamanhos; Pecuária - é baseada na criação de animais para corte (carne) e/ou leite; Extrativismo - é baseada na extração de látex, minérios, peixes e outros recursos naturais.

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

Conheça as atividades econômicas do Brasil: setor primário, secudário e terciário

  1. Setor primário. (Fonte: Shutterstock) ...
  2. Setor secundário. (Fonte: Shutterstock) ...
  3. Setor terciário. (Fonte: Shutterstock) ...
  4. Importação e exportação. (Fonte: Shutterstock) ...
  5. Parceria e desenvolvimento. (Fonte: Shutterstock)

Essa nação é dependente de multinacionais em várias áreas, como a de pesquisa e processamento de medicamentos, devido à incapacidade gerada pela falta de investimentos do governo, por este achar mais fácil e barato privatizar com abertura ao capital estrangeiro.

Dependência econômica, para a Lei Previdenciária, é a situação em que certa pessoa vive, relativamente a um segurado, por ele sendo, no todo ou em parte, efetiva ou presumidamente, mantida ou sustentada.

O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos quatro setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário, setor terciário e setor quaternário.

Que não se consegue se manter sozinho e vive à custa de outrem. Que expressa dependência, que está sujeito a algo ou alguém. Que não se consegue livrar de algo, especialmente de um hábito ou vício.

As características dos setores da economia: primário, secundário e terciário. Para entendermos melhor as atividades humanas de produção e consumo das mercadorias, dividimos a economia em três principais setores: o primário, o secundário e o terciário.

Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

No mercado brasileiro, os setores de tecnologia, serviços de saúde, serviços financeiros, varejo, construção civil, agronegócios e turismo têm sido os principais responsáveis pelo crescimento recente da economia.

O principal motor da economia brasileira é a exportação de produtos, principalmente aqueles ligados ao setor de agricultura, pecuária e mineração. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne bovina, é líder na exportação de açúcar e etanol e é um produtor mundial café, açúcar e laranja.

O setor secundário brasileiro se destaca hoje nos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, de papel e celulose, alimentício, na construção civil e geração de energia elétrica.

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).

e-commerce

Talvez o e-commerce seja o setor de mercado que mais cresce no Brasil. O faturamento de R$ 161 bilhões do segmento em 2021 — 27% a mais do que em 2020 — mostra como a pandemia da COVID-19 e a mudança dos hábitos de consumo dos clientes alavancaram positivamente um mercado que já tinha bastante força.