Quais sequelas um traumatismo craniano pode causar?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Se batermos a cabeça e sentirmos qualquer um dos sintomas supracitados, precisamos buscar por ajuda clínica imediatamente para que o médico possa descobrir a causa desses sintomas. O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira.

Após TCE, apresentou alterações cognitivas, de comportamento, tornando-se agressivo e impulsivo.

Pessoas com uma lesão pequena não perdem a consciência, e geralmente se recuperam rapidamente de qualquer sintoma, como dor de cabeça, tonturas ou visão dupla. Uma compressa fria na área (como uma bolsa de gelo) e alívio simples da dor (paracetamol) pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

As pessoas podem ter problemas com orientação, atenção e concentração, percepção, compreensão, aprendizado, organização dos pensamentos, resolução de problemas, memória e fala. Os problemas apresentados pelas pessoas dependem da lesão.

Apesar da possibilidade de um trauma craniano não comprometer a condução por mais de algumas horas, uma lesão mais grave poderá resultar em lesão cerebral.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...

Quanto à severidade da lesão, o TCE pode ser classificado em leve, moderado e grave de acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECG), a duração da perda de consciência e da amnésia pós-traumática e pelas alterações nos exames de imagem³.

Conclusão: Conclui-se que os pacientes com TCE, a depender da classificação pela Escala de Coma de Glasgow e da reabilitação neuronal que recebem, podem ter melhor prognóstico relacionado a aprendizagem, memória, sono, transtornos depressivos e ansiosos, e retorno ao trabalho.

O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é um problema sério de saúde pública em todo o mundo, devido às incapacidades funcionais decorrentes de lesões traumáticas. Esta revisão aborda a biomecânica do TCE, o efeito das lesões primárias e secundárias bem como a natureza das lesões focais e difusas.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Por isso, Álvaro Bulhões orienta que após uma pancada na cabeça, é necessário verificar se a vítima passou a ter sangramento no couro cabeludo, ouvido ou rosto, além de desmaio, perda de memória, alteração na visão e olhos arroxeados.

Os sintomas do traumatismo craniano podem aparecer imediatamente após a pancada ou algumas horas, ou até semanas depois.

desmaio. problemas com a frequência cardíaca.