Quais são uma mistura de sal que podemos dar para o gado?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Quais são os tipos de sal para gado mais utilizados? Entre os tipos de sal mais utilizados na pecuária, temos o sal mineral, sal proteinado e o sal energético proteico. Esses três suplementos são muito usados na seca. Porém, a Boi Saúde recomenda o fornecimento durante todo o ano.

Sal comum ou sal branco é encontrado facilmente, já que se trata do mesmo produto consumido pelos humanos. É composto por sódio e cloro. Sua utilização no rebanho não traz benefício para os animais, pois não suplementam as deficiências de macro e microminerais, essenciais para funções produtivas e reprodutivas.

Uso da mistura mineral
O sal comum (NaCl), por ser palatável e bem aceito, é um importante veículo para ingestão de outros minerais, sendo então incorporado na proporção de 30% a 50% da mistura total.

O sal proteinado para gado é um composto que deve ser oferecido ao gado durante todo o ano e não apenas em período de seca.
...
Receita de sal proteinado para bovinos

  1. 12kg de ureia;
  2. 25kg de sal branco;
  3. 10kg de sal mineral;
  4. 40kg de farelo de soja;
  5. 30kg de milho moído.

Afinal, posso servir sal proteinado com sal mineral juntos? O ideal é que esses dois tipos de sal sejam oferecidos separadamente. A primeira justificativa é que cada um tem uma dosagem diferente. E quando inseridos juntos no cocho, pode acontecer um desequilíbrio.

Sal proteinado
Muito utilizado na seca. Como o nome já diz, tem proteína como base. Pode ser utilizado nas águas também. Inclusive, o ideal é que o fornecimento se inicie antes do período de estiagem.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Para vacas multíparas, aquelas com mais de uma cria, um sal mineral linha branca, um sal mineral com 80-90 gramas de fósforo por quilo, esse sal mineral 80-90 para vacas multíparas na época das águas está muito bom.

Outro ponto importante para escolher o melhor sal é optar pelos NÃO refinados, pois esses preservam os minerais naturais e não tem adição de substâncias químicas.

Sal comum ou cloreto de sódio é um ingrediente contendo cloro e sódio e, normalmente, algum iodo. Sal mineralizado é qualquer mistura de um ou mais ingredientes minerais ao sal comum, com ou sem adição de palatabilizantes.

O sal comum é a principal e mais abundante fonte de sódio e cloro conhecida pelo homem. Quando falamos da alimentação do rebanho, podemos verificar que o sódio é o mineral mais escasso nas forragens do Brasil. O sal mineral trabalha no fornecimento de micro e macro minerais.

FOSBOVI® 40
PREPARO DE SUPLEMENTO MINERAL. PARA BOVINOS DE CORTE EM REGIME DE PASTO.

O sal proteico energético aumenta o peso do gado ao estimular um maior consumo da pastagem. Portanto, mantenha sempre seu pasto saudável para que juntos (sal proteico energético mais o pasto) promovam uma qualidade de desempenho acima da que você tem hoje. E sim, aumentar resultados de forma progressiva é possível.

É claro que pode! Os produtores que desejam potencializar a engorda mesmo nas águas, fazem uso de mistura junto a suplementos que auxiliam no reforço dos nutrientes e também nos quilos a mais na balança.

A mistura múltipla, popularmente conhecida como sal proteinado, consiste numa mistura composta basicamente por uréia, cloreto de sódio, ingrediente protéico (farelo de soja ou algodão) e energético (fubá de milho ou melaço) e minerais (sal mineral ou premix mineral).

O enxofre desempenha funções muito importantes para as pastagens, contribuindo para o aumento da produção da matéria seca e melhorando a qualidade nutricional dessas forrageiras para alimentação animal.

Sal protéico – é uma forma econômica de manter o peso do rebanho ou ganhos moderados de até 200 g/animal/dia, dependendo do pasto. O consumo deveria ficar em, aproximadamente, 1 g/kg de peso vivo/animal/dia.

As necessidades de sal mineral variam de acordo com o estado do animal e o peso. Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade.

O proteinado tem maior custo que o sal com ureia, mas por ser fornecido em menor quantidade, torna-se mais vantajoso do ponto de vista econômico. – Sal mineral proteico energético: é uma mistura que atende a exigência mineral, e introduz fontes de proteína e energia.

Não use sal branco no seu gado. O sal branco só vai fornecer cloreto de sódio para os animais”, diz Felipini. O mais recomendado é fornecer sal mineral para o rebanho.