Quais são substâncias usadas preferencialmente como fonte de energia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os carboidratos, genericamente chamados de glicídios ou açúcares, são as macromoléculas que estão presentes em maior quantidade em nosso planeta e destacam-se como a principal fonte de energia do nosso organismo. Os animais são incapazes de produzir essas moléculas, sendo necessária, portanto, a sua ingestão.

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

O ATP é um composto que ao ter quebrada uma de suas ligações fosfato (gerando ADP + P), libera energia. Esta será utilizada em, praticamente, todas as funções celulares que necessitam de energia.

Além da responsabilidade de liberar a glicose, o carboidrato disponibiliza energia para as células. Isso por se tratar da primeira fonte de energia celular e também por fazer manutenção glicêmica e metabólica para o perfeito funcionamento do corpo humano.

Classificação dos carboidratos

Tipos de carboidratosExemplos
MonossacarídeosGlicose, galactose e frutose.
DissacarídeosSacarose (formada por glicose e frutose), maltose (formada por duas moléculas de glicose) e lactose (formada por glicose e galactose).
PolissacarídeosAmido celulose glicogênio

Conhecidos como gorduras e óleos
Os lipídios também são chamados de lípidos e são de extrema importância para os seres vivos. Entre as suas funções, destacam-se o fornecimento de energia para o corpo e a síntese de hormônios (testosterona, progesterona e estradiol) e sais biliares.

Nos exercícios de menor intensidade, quando a demanda de energia é menos significativa, a gordura predomina como combustível, ou seja, os músculos se utilizam de uma mistura mais rica em gordura como fonte de energia.

Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

Os lipídios são fontes mais concentradas de energia, apresentando praticamente o dobro de calorias em relação aos alimentos ricos em carboidratos. Quando encontrados no estado sólido, os lipídios são denominados gorduras, como a banha e o toucinho.

Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta. A energia do sol é resultante de reações exotérmicas de fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio são fundidos formando núcleos de hélio.

A energia que consumimos vem dos alimentos que ingerimos. Quando no rótulo de um determinado alimento está escrito alguma coisa do tipo “cada 100 g deste produto contém 400 kcal”, quer dizer que ao digerirmos esse alimento nosso organismo será capaz de produzir 400 kcal.

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

A terceira fonte abrange os níveis profundos e espirituais da própria consciência, que, com o exercício da aspiração, o homem vai pouco a pouco penetrando. Começa então absorver, a princípio inconscientemente, energias de qualidade ainda superior às acima descritas.

carboidrato

Antes de mais nada, é importante fazer uma distinção: ser o preferido e ser queimado primeiro são termos com significados diferentes. Sendo que o corpo realmente prefere utilizar primeiro o carboidrato – mas isso porque o carboidrato em excesso é mais tóxico para o nosso organismo do que a gordura.

As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares e as fibrosas. As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide. Nesse grupo, são encontradas importantes proteínas, tais como as enzimas e anticorpos.

Os principais carboidratos da alimentação são o amido, a lactose, sacarose, a frutose e a glicose. O amido é a forma de armazenamento de carboidratos nas plantas, por isso está amplamente disponível na nossa alimentação, como nas batatas, mandioca, milho, trigo e arroz.