Quais são suas forças e fraquezas?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

as forças e fraquezas são internas ao sujeito na sua relação com o mercado de trabalho; as oportunidades e ameaças são externas, ou seja, não dependem diretamente das ações da pessoa, mas dos acontecimentos, geralmente, fora do seu controle.

Forças (Strengths)
Quais são os valores éticos e os preceitos que orientam minha vida? Quais são os meus maiores diferenciais, aquilo que se destaca em mim? De que forma eu uso minhas competências para crescer na vida? O que eu faço de especial e o que faz com que eu me destaque?

Fraqueza refere-se à escassez ou ausência de força, energia ou poder. Dependendo do contexto, o termo pode ser usado de maneiras diferentes.

Exemplo: “Minha maior fraqueza é que às vezes me concentro demais nos detalhes de um projeto e passo muito tempo analisando os pontos mais delicados. Tenho me esforçado para melhorar nessa área, verificando-me em intervalos regulares e dando a mim mesmo/a a chance de voltar a me concentrar no contexto geral.

Revele uma fraqueza verdadeira, não uma força excessiva.
Por exemplo, em vez de dizer "Minha maior fraqueza é que sou perfeccionista demais", tente falar "Eu às vezes analiso demais os meus produtos e acabo me atrasando em outras tarefas por conta disso".

As forças e fraquezas se concentram principalmente no presente, e as oportunidades e ameaças estão mais relacionadas ao futuro. Em outras palavras, estamos falando da diferença entre “o que está acontecendo” e “o que pode vir a acontecer”. As forças e fraquezas estão sempre sob seu controle.

Nossa força é demonstrada através de habilidades, competências e talentos que se revelam de forma muito natural – é aquilo que fazemos de melhor. Saber identificar e mapear os pontos fortes é extremamente valioso se você deseja potencializar as suas qualidades e atingir a excelência.

Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).

A seguir, confira três dicas para começar a praticá-la.

  1. Aprenda com os erros e saiba se perdoar. A questão não é viver sem responsabilidade pelos próprios atos. ...
  2. Conscientize-se dos sentimentos e fale sobre eles. ...
  3. Pratique mais a empatia sem se deixar abalar.

A frase “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” indica a suficiência da graça de Deus e seu caráter independente da força humana. Essa declaração é um encorajamento da parte do Senhor ao apóstolo Paulo que ele registrou em 2 Coríntios 12:9.

A maior fraqueza de um Homem é a dúvida. A maior disvirtude da dúvida é que rouba tudo que é fraco e orgulhoso.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo.

Por esse motivo, a primeira dica que temos para te dar é: seja sincero nas suas respostas. Ao ser perguntado sobre seus pontos fortes, você não precisa listar uma quantidade imensa de atributos para impressionar. Muitas vezes, menos é mais. O principal é que, ao mencionar suas qualidades, você seja verdadeiro.

As fraquezas de um negócio correspondem às suas desvantagens perante o mercado. Por isso, se você desconhece os produtos ou serviços que oferece, seu público-alvo e mercado de atuação, é provável que não saiba como lidar com a concorrência.

Um profissional líder deve saber se comunicar bem, ter inteligência emocional, alinhamento cultural, adaptabilidade, resiliência etc. Com essa habilidade, o colaborador consegue assumir mais responsabilidades e explora o melhor de cada pessoa e das situações.

Quais são as 5 forças de Michael Porter?

  1. Rivalidade entre os concorrentes. A primeira das forças de Porter é a chamada “rivalidade entre os concorrentes em um mesmo mercado”. ...
  2. Entrada de novos concorrentes. ...
  3. Produtos substitutos. ...
  4. Poder de negociação dos clientes. ...
  5. Poder de negociação dos fornecedores.

Quando falamos de forças e fraquezas estamos nos referindo a parte interna de uma empresa. Significa realizar uma análise dentro de tudo que a empresa possui de vantagens, políticas que estão dando certo, e, também, analisar questões que precisam ser melhoradas.

Esses fatores podem representar oportunidades ou ameaças.
...
Outros exemplos:

  • Entrada de um concorrente muito maior no mercado;
  • Pirataria dos seus produtos;
  • Escassez de mão de obra;
  • Catástrofes naturais/guerras;
  • Roubo da tecnologia e informações fundamentais.