Quais são seus pontos fortes como profissional?

Perguntado por: npaz2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Lista com exemplos de pontos fortes:

  • Entusiasmo.
  • Honestidade.
  • Criatividade.
  • Disciplina.
  • Paciência.
  • Respeito.
  • Determinação.
  • Dedicação.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Leve em conta os objetivos da vaga e mostre como sua experiência e habilidades vão contribuir para alcançá-los. Traga exemplos de resultados que você conquistou em experiências anteriores e que tenham a ver com os requisitos da vaga e as “dores” da empresa.

Exemplos de pontos fortes e fracos. Demonstrar verdadeiros pontos fracos como timidez, pouca experiência, e desorganização demonstram que o candidato de fato refletiu longamente sobre a pergunta. Outro ponto positivo é demonstrar coragem de fazer uma autoanálise e ter confiança em si mesmo para admitir suas fraquezas.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Como lidar com a pressão?

  1. Evite entrar em pânico. Quando sob pressão, as pessoas tendem a entrar em pânico. ...
  2. Organize as tarefas. Com a mente mais calma, organize as suas tarefas. ...
  3. Faça uma coisa por vez. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Se conheça. ...
  6. Pratique reagir à pressão. ...
  7. Peça ajuda quando necessário.

Exemplos comuns de pontos a melhorar

  • Dificuldade de falar em público.
  • Falta de habilidade em resolver conflitos.
  • Não reage bem ao trabalho sob pressão.
  • Dificuldade com horários e prazos.
  • Dificuldade para trabalhar em equipe.
  • Falta de uma habilidade necessária (ex. saber outro idioma, mexer em um programa de computador, etc)

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Porque desde que comecei a minha carreira nesta área, fazer parte desta empresa sempre foi a minha meta. Acredito que aqui poderei mostrar as habilidades profissionais que desenvolvi ao longo dos anos, além de aprender mais e mais. Não é todo dia que se tem o privilégio de trabalhar com uma gestão tão qualificada.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Qual é seu diferencial? Esse tipo de questionamento tem a ver com o quanto você se conhece e o quão confortável você está em falar sobre isso. Pessoas bem-resolvidas não parecem excessivamente orgulhosas ao destacar suas qualidades e nem incompetentes ao falar das suas fraquezas.

Para respondê-la da melhor forma, considere o seguinte:

  1. 1 – Dê ênfase às suas conquistas. É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. ...
  2. 2 – Conecte a suas competências aos objetivos da empresa. ...
  3. 3 – Use dados para sustentar a sua resposta.

Não fale só sobre você ao ouvir “Fale um pouco sobre você”
Conte sobre os projetos interessantes pelos quais você já passou e o papel que você teve no desenvolvimento deles. Não se venda apenas falando sobre suas qualidades, mas também exemplificando o grau de conhecimento que você possui descrevendo suas experiências.

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

3 frases que farão você ser contratado

  • #1: “Entendo os objetivos da empresa e tenho a experiência, o conhecimento e as habilidades para levá-los adiante”
  • #2: “Sou uma pessoa motivada com muita expectativa profissional. Tenho certeza que sou perfeitamente compatível com esta empresa.”
  • #3: “Meu inglês é excelente.”