Quais são segundo a Free software Foundation os quatro critérios básicos de liberdade necessários para que um software possa ser considerado livre?

Perguntado por: svasques3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pré-requisitos de um software livre

  • A liberdade para executar o programa qualquer que for o propósito;
  • A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo liberado o acesso ao código-fonte;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros usuários;

Um software é dito livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0). A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Quatro Liberdades

  • Liberdade de expressão.
  • Liberdade religiosa.
  • Liberdade de viver sem penúria (Direito a um nível de vida adequado)
  • Liberdade de viver sem medo.

Software livre é software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código-fonte deve estar disponível. “Se não é fonte, não é software”.

Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Liberdade 2: A liberdade de redistribuir, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

executar o programa para qualquer propósito. liberdade para o estudo do programa e modificação do mesmo.

Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Sua definição é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto GNU.

Um software é considerado livre quando seu código-fonte está liberado segundo uma licença que dá mais liberdade de uso ao usuário que faz uso do programa. 2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade no 1).

Software é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, seja ele um computador ou um aparato eletromecânico. É o termo usado para descrever programas, apps, scripts, macros e instruções de código embarcado diretamente (firmware), de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.

desenvolvedor pode revogar uma licença desde que ela tenha sido distribuída gratuitamente. Programas e serviços derivados de um código livre, quando associados aos conceitos de copyleft, podem ser convertidos em licença não-livre pelo usuário ou distribuidor.

Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

Quais são os principais tipos de licença para softwares?

  • Licença para aquisição perpétua. Esse é um dos tipos mais tradicionais de licença de uso para softwares. ...
  • Licença para uso temporário. ...
  • Licença para software livre. ...
  • Licença Open Source. ...
  • Licença para aluguel. ...
  • Licença para SaaS.

Plataformas livres são aquelas que concedem liberdade aos usuários para acessar e modificar os códigos que as definem. Além disso, podem redistribuir cópias com ou sem modificações.

É composta pelas seguintes obras: Freedom of Speech (Liberdade de expressão), Freedom of Worship (Liberdade religiosa), Freedom from Want (Liberdade de viver sem penúria) e Freedom from Fear (Liberdade de viver sem medo).

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito questionável, uma vez que é discutível se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter.

Os 3 L´s – Liberdade Intelectual, Liberdade Geográfica, Liberdade Financeira – SIMEDUC.

O Software livre, por seu termo inglês “free”, tem como objetivo proporcionar às pessoas usuárias a liberdade de copiar, de executar, de redistribuir e até mesmo modificar porém mantendo sua licença. Assim como dito, o software livre é também open source, já que é possível visualizar o código.

Diferenças entre freeware e software livre
Freeware é um software protegido por direitos autorais, mas disponível para download sem nenhum tipo de custo. Alguns recursos extras podem até ser pagos, mas sua função principal é gratuita. Por outro lado, um software livre consegue ser modificado e alterado.

Software Livre não é software gratuito até porque o preço não é a questão”, diz Stallman. “Liberdade é o que importa.” Software livre significa que os usuários têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.

O sistema operacional GNU/Linux é o conjunto de Softwares Livres mais conhecido.

O sistema operacional é um software, ou conjunto de softwares, cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.