Quais são os verdadeiros mandamentos da lei de Deus?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Dez Mandamentos, Os

  • “Não terás outros deuses diante de mim”. ...
  • “Não farás para ti imagens de escultura”. ...
  • “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”. ...
  • “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”. ...
  • “Honra a teu pai e a tua mãe”. ...
  • “Não matarás”. ...
  • “Não adulterarás”. ...
  • “Não furtarás”.

Quem é o mandamento mais forte?

  • Estrossa. 89.3%
  • Galan. 1.8%
  • Fraudrin. 1.8%
  • Gloxinia. 5.4%
  • Gray Lord. 1.7%

O mandamento da Verdade faz com que qualquer um que minta na presença de seu usuário seja automaticamente petrificado. No entanto, apenas aqueles que sabem que estão mentindo serão afetados. Após ser petrificado, a pessoa que mentiu permanece vivo, como foi provado por Galand, que continuou consciente.

O pecado contra os pais é o pior daqueles que são contra o próximo. As desobediências são apenas desordens, desde que não se tratem de matéria grave. Esses são os que atentam contra a dignidade ou a vida dos pais. Seria o caso do desrespeito, que é um atentado à dignidade.

Venial e mortal
Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Os dez mandamentos no Novo Testamento. Na passagem de Mateus 5:17-48, Jesus comentou a respeito de alguns dos 10 mandamentos de Moisés, a lei de Deus.

A lei do evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. O amor nunca busca o mal, ou o que seja do próprio interesse, não se conduz inconvenientemente, não é preconceituoso, enfim, o amor faz somente o bem ao seu semelhante.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Honra a teu pai e a tua mãe

1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Apesar de comumente ligados à Igreja Católica, os setes pecados capitais não tiveram origem no cristianismo e não estão presentes na Bíblia. No entanto, os pecados foram adotados pela Igreja como forma de facilitar a difusão dos dogmas entre seus seguidores, assim como reforçar o cumprimento aos Dez Mandamentos.

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

O sétimo mandamento é sempre muito atual: proíbe tomar ou reter injustamente o bem do próximo e prejudicá-lo nos seus bens. Ele fala sobre o respeito ao destino universal dos bens, o direito à propriedade privada.

9º – NÃO DESEJAR A MULHER DO TEU PRÓXIMO.
“Não cobiçarás a mulher do próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava”. Ensinou Jesus: “Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar uma mulher com mau desejo, já com ela cometeu adultério no seu coração” (Mt 5, 27-29). Neste mandamento, Deus defende a união da família.

Segundo Merascylla, o Mandamento da Fé faz com que qualquer um que perca a em sua presença tenha seus olhos incendiados. No entanto, como todos os mandamentos, ele também funciona em seu usuário, obrigando-o a segui-lo.

O oitavo mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha de seu Deus, que é e quer a verdade (CIC* 2464).

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Como exemplo, se um homem sofre pena de morte por algum motivo, seus filhos ficarão órfãos e seus netos não terão avós, mas, segundo a lei bíblica, filhos, netos e bisnetos não poderão pagar pelo crime do pai, porque “a alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18:2-3).

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.