Quais são os verbos regulares do inglês?

Perguntado por: nfreitas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Verbos regulares em inglês são aqueles que quando conjugados no pretérito e no particípio passado apenas apresentam o acréscimo do –d ou –ed.
...
Verbos regulares em inglês

  • Add – added.
  • Dance – danced.
  • Like – liked.
  • Play - played.
  • Start – started.
  • Study – studied.
  • Talk – talked.
  • Work – worked.

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

Verbos regulares em inglês (regular verbs)
Os verbos regulares são aqueles cujas flexões de Simple Past (passado simples) e de Past Participle (particípio passado) são formadas pelo acréscimo de –ed, –ied ou –d.

Acima você ficou sabendo que os “verbos regulares” são todos aqueles que no Past Simple ou Part Participle recebem o -ed. Eles seguem as regrinhas e, portanto, são fáceis de aprender. Já os verbos irregulares são aqueles verbos que no Past Simple e no Part Participle são escritos de modo diferente.

Verbos regulares são todos os verbos que ao serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical. Exemplo: O verbo falar (radical: fal-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: falei, falassem, falariam.

Para identificar se um verbo é irregular ou não é mais fácil. Precisamos apenas olhar para ele e ver se ele não tem a estrutura regular no passado (com o “ed” ou o “d” no final). Quando em um texto/artigo encontrar uma frase em que o verbo não tem essa estrutura, então podemos dizer que ele é irregular.

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Em inglês, existem mais de 200 verbos irregulares.

Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente daquela do verbo paradigma, isto é, acabado em -ar (primeira conjugação), -er (segunda conjugação) ou -ir (terceira conjugação).

Os regular verbs no passado são formados pelo sufixo -ed, tanto no passado simples quanto nos tempos verbais constituídos pelo particípio passado. Por outro lado, os verbos no presente simples somente se flexionam na terceira pessoa do singular (he, she, it). Deve-se acrescentam o sufixo -s para os verbos no presente.

Verbo fazer - Verbo irregular da 2ª conjugação.

Os verbos “opor”, “medir” e “vir” apresentam formas irregulares em sua conjugação. Já os verbos “exaltar”, “generalizar”, “partir” e “resultar” são regulares. Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares.

O verbo to be é classificado como verbo irregular, uma vez que não segue as regras de formação do passado simples e do particípio passado. Ele pode ser usado como verbo principal e como verbo auxiliar de alguns tempos verbais.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...