Quais são os verbos que indicam o passado?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Tempos verbais primitivos e derivados

Tempo verbal primitivoExemplo
pretérito perfeito do indicativoamei - fiz - parti
amaste - fizeste - partiste
amou - fez - partiu
amamos - fizemos - partimos

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Forma verbalEditar
terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser: Babilonia foi a capital da antiga Mesopotamia.

Os regular verbs no passado são formados pelo sufixo -ed, tanto no passado simples quanto nos tempos verbais constituídos pelo particípio passado. Por outro lado, os verbos no presente simples somente se flexionam na terceira pessoa do singular (he, she, it). Deve-se acrescentam o sufixo -s para os verbos no presente.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Vozes do verbo

Voz verbalUsoExemplo
AtivaO sujeito executa a ação do verbo.Eu acordei cedo.
PassivaO sujeito sofre a ação do verbo.Eu fui acordado pela minha mãe.
ReflexivaO sujeito executa e sofre a ação do verbo ao mesmo tempo.Eu me arrumei para a escola.

Deste modo, podemos exemplificar: comi, bebi, fali, resolvi, adquiri, parti, perdi, dentre outros.

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Exemplos de verbos que indicam uma ação. Verbo fazer, construir, pular, correr, espirar, estudar, tossir, piscar, escrever...

Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

Existe dentro do português 3 modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo e cada um desses modos vai indicar uma intenção diferente.

Conjugações verbais: verbo Ter
Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O simple past é utilizado para expressar a ideia de um passado acabado no momento presente da fala, por exemplo. Isso significa dizer que ele não possui nenhuma relação nem com o presente e nem com o futuro. Entende-se, portanto, que o passado simples refere-se às ações, às situações, aos eventos acabados.

O Simple Past é usado para falar sobre ações que foram finalizadas no passado, assim como situações ou costumes que se repetiam e não acontecem mais. Para identificar o tempo verbal de uma frase, procure pelo verbo.

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.