Quais são os verbos que indicam a existência de um diálogo?

Perguntado por: lmendes5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

O que são verbos dicendi?

VerboSentido
Perguntarindagar, interrogar
Responderretrucar, replicar
Contestarnegar, objetar
Concordarassentir, anuir

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo. No diálogo acima, as palavras “perguntou” e “respondeu” são verbos dicendi.

Verbos de elocução mais utilizados:
perguntou (verbo perguntar); • respondeu (verbo responder); • disse (verbo dizer); • falou (verbo falar); • exclamou (verbo exclamar); • pediu (verbo pedir); • afirmou (verbo afirmar); • explicou (verbo explicar); • questionou (verbo questionar); • repetiu (verbo repetir).

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Trata-se de uma troca de ideias por qualquer meio, direto ou indireto. No tocante a literatura, o diálogo ainda pode ser classificado em discurso direto e indireto.

verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no templo como uma ação estado ou fenômeno da natureza você precisa saber que o verbo se flexiona. em número pessoa o modo tempo aspecto e voz as orações e os períodos desenvolve-se em torno de um verbo Ou seja é uma classe de palavras.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.

No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

Utilização dos verbos da categoria dicendi, ou seja, aqueles que têm relação com o verbo "dizer". São chamados de "verbos de elocução", a saber: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros.

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto. Dependerá de quem o produziu.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

narrar - verbo

narradonarrada
narradosnarradas

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

Os diferentes tipos de discurso — direto, indireto e indireto livre — são utilizados principalmente em textos de caráter narrativo no intuito de introduzir as diversas vozes disponíveis (personagens e narrador).