Quais são os verbos que exigem preposição?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Exemplos de verbos que exigem preposição para regência verbal

  • Verbos chegar, ir e voltar. ...
  • Verbo comparecer. ...
  • Verbo assistir. ...
  • Verbo aspirar. ...
  • Verbo visar. ...
  • Verbos esquecer-se e lembrar-se. ...
  • Verbo preferir. ...
  • Verbos implicar e simpatizar.

Verbos e preposições: artigos científicos. Verbos são palavras usadas para descrever ações, estados ou ocorrências, compõem a parte principal do predicado de uma oração. Já preposições são pequenas palavras que conectam dois elementos em uma oração ou frase.

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

O pronome relativo “quem” sempre será precedido de uma preposição, inclusive quando exercer função de objeto direto. Nessa situação, teremos o objeto direto preposicionado.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Preposição é a palavra que liga um termo a outro. Há preposições essenciais e acidentais. As preposições essenciais desempenham apenas a função de preposição (são exemplos: até, com, de). As preposições acidentais desempenham outras funções (são exemplos: como, segundo, senão).

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

O infinitivo é comumente antecedido de preposição (a, de, para, por…), indicando significado declarativo. Por exemplo: – Era para eles chegarem mais cedo. – Ao nos aproximarmos da casa, percebemos que havia problemas.

Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si, é invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.

18 preposições essenciais. As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Podem ser essenciais ou acidentais e algumas delas podem se contrair ou se combinar com alguns artigos.

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

Os verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento, uma vez que sozinhos não possuem sentido. Esses verbos podem ser transitivos diretos e indiretos. Os transitivos diretos são acompanhados por objetos diretos e não precisa de preposição para estabelecer a regência.

Exemplos de regência verbal com preposição:
O funcionário não se lembrou da reunião. Ninguém simpatiza com ele. Você não respondeu à minha pergunta.

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

b) Objeto indireto:
É o complemento que integra o sentido dos verbos transitivos indiretos, ou seja, é o complemento que se liga ao verbo por meio de preposição.

O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração. Observe alguns exemplos de objetos diretos preposicionados: O aluno a quem examinarei não chegou. Os bombeiros defenderam a todos.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!